quinta-feira, dezembro 30, 2004

Muito Mais de Mil Palavras


Nas duas fotografias Banda Aceh (Indonésia) antes e depois de ser atingida pelo tsunami.
Balanço internacional 2004
Acontecimentos & Personalidades

11 de Março


Madrid, 11 de Março, 7 horas e 39 minutos a primeira carruagem explodiu, a 500 metros da estação espanhola de Atocha. Ao todo foram detonadas dez bombas em quatro comboios, causando 192 mortos e 2062 feridos. Este ataque foi o maior ataque terrorista alguma vez perpetrado na Europa.

Massacre de Beslam


Era o primeiro dia de aulas.Tiros inesperados.Explosões súbitas.Os terroristas tchetchenos fazem 1300 reféns, na esmagadora maioria crianças. O assalto das tropas russas é a resposta aos terroristas.Um rasto de sangue e de morte é o epílogo. Levaram a morte a 600 pessoas, mais de metade inocentes crianças.

Jogos Olímpicos


Apesar dos maus agouros, a Grécia cumpriu.Os Jogos Olímpicos realizaram-se no berço da Maratona. Os atletas dos Estados Unidos e da Rússia fizeram prevalecer os seus créditos. Portugal trouxe 3 medalhas, duas de prata e uma de bronze.

Alargamento da União Europeia


No dia 1 de Maio a União Europeia passou de 15 para 25 Estados membros com a entrada de dez novos países:Chipre, República Checa,Estónia, Hungria, Letónia,Lituânia, Malta, Polónia, Eslováquia e Eslovénia.
Com os seus 450 milhões de habitantes, a União Europeia passou a ser o maior mercado aberto do mundo.

Abu Ghraib


Este preso iraquiano encapuçado e ligado a fios eléctricos em cima de uma caixa pode ser o ícone da guerra no Iraque.As imagens de tortura na prisão de Abu Ghraib pertubaram o mundo. Os prisioneiros foram humilhados sexualmente e selvaticamente espancados por soldados norte-americanos e britânicos.
A tudo isto, à acrescentar os presos na Base de Guantámano, mais uma das grandes preocupações da Amnistia Internacional.

Sudão


Há quinze anos que uma guerra civil atravessa o Sudão, entre o governo muçulmano do Norte liderado pelo General Omar Hassan Ahmas al-Bashir e os cristãos e animistas do Sul, fazendo com que este povo viva a pior crise humanitária do mundo.Ajuda precisa-se e com muita urgência. O numero de mortos não pára de crescer, já vai em 70 mil e dois milhões de refugiados ou deslocados. Fome doenças, violações, saques, civis queimados vivos, numa palavra morte.
Darfur é nome de terror.

Morte de Arafat


Sem Yasser Arafat, vamos ver se finalmente há boa-vontade de fazer a paz e criar o Estado Palestiniano.

Iraque


O caos continua...

Água em Marte


No dia 4 de Janeiro o robô Norte-americano Spirit aterra em Marte. No dia 23 é a vez da sonda Mars Express enviar imagens, que revelam marcas de grandes torrentes de água. Dois meses depois o segundo robô da NASA, o Opportunity, anda numa antiga praia, começando a analisar rochas em busca de resíduos bioquímicos ou biológicos. Isto é, da possibilidade de vida em Marte.

George W. Bush


Contra tudo e contra todos, George W. Bush cometeu a proeza de se tornar o Presidente reeleito para um segundo mandato, com mais votos na história dos Estados Unidos.

Michael Moore


Fez o polémico filme Fahrenheit 9/11 (Vencedor da Palma de Ouro do Festival de Cannes), mas não impediu a reeleição de George W. Bush. Neste momento está a realizar um documentário sobre o sistema de Saúde dos Estados Unidos e a sua relação com a indústria farmacêutica, que promete despoletar mais um caso a nível mundial.Para já duas das maiores empresas farmacêuticas mundiais, a Pfizer e a Glaxo SmithKline já proibiram os seus empregados de darem entrevistas a Michael Moore.

Al Zarqawi


O terror no Iraque tem um nome: Al Zarqawi.
Para os Estados Unidos da América, Al Zarqawi tornou-se em conjunto com Bin Laden a principal ameaça à sua superioriedade.
Acusaram-no de ser o principal lider da Al Qaeda no Iraque e fixaram a recompensa em 25 milhões de Dólares, pela sua vida ou morte.

Lance Armstrong


Lance Armstrong estabeleceu um recorde histórico, este ano ao vencer pela sexta vez consecutiva o "Tour de France". Deixou para trás outros históricos do ciclismo mundial, que tinha cinco vitórias no "Tour", Miguel Indurain, Eddie Merckx, Bernard Hinault e Jacques Anquetil.O único adversário que o levou aos limites foi um cancro nos testículos e que venceu há oito anos.

Sofia Coppola


Sofia Coppola recebeu o Óscar de Melhor Argumento Original, de sua autoria, com o filme Lost in Translation - O Amor É Um Lugar Estranho. O filme foi um êxito no circuito comercial e viu o seu filme ser elevado à categoria de fime de culto.

Não sei para onde vou, Sei que não vou por aí

Cântico Negro

"vem por aqui" - dizem-me alguns com olhos doces,
Estendendo-me os braços, e seguros
De que seria bom se os ouvisse
Quando me dizem:"vem por aqui"!
Eu olho-os com olhos lassos,
E cruzo os braços,
E nunca vou por ali...

A minha glória é esta:
Criar desumanidade!
Não acompanhar ninguém.
-Que eu vivo com o mesmo sem-vontade
Com que rasguei o ventre a minha mãe.

Não, não vou por aí! Só vou por onde
Me levam meus próprios passos...

Se ao que busco saber nenhum de vós responde,
Por que repetis:"vem por aqui"?
Prefiro escorregar nos becos lamacentos,
Redemoinhar aos ventos,
Como farrapos, arrastar os pés sangrentos,
A ir por aí...

Se vim ao mundo, foi
Só para desflorar florestas virgens,
E desenhar meus próprios pés na areia inexplorada!
O mais que faço não vale nada.

Como, pois, sereis vós
Que me dareis machados,ferramentas e coragem
Para eu derrubar os meus obstáculos?...
Corre,nas vossas veias, sangue velho de avós,
E vós amais o que é fácil!
Eu amo o Longo ea Miragem,
Amo os abismos, as torrentes, os desertos...

Ide!tendes estradas,
Tendes jardins,tendes canteiros,
Tendes pátrias, tendes tectos,
E tendes regras,e tratados, e filósofos, e sábios.
Eu tenho a minha Loucura!

Levanto-a, como um facho, a arder na noite escura,
E sinto espuma, e sangue, e cânticos nos lábios...

Deus e o Diabo é que me guiam, mais ninguém.
Todos tiveram pai, todos tiveram mãe;
Mas eu, que nunca pricipio nem acabo,
Nasci do amor que há entre Deus e o Diabo.

Ah, que ningém me dê piedosas intenções!
Ninguém me peça definições!
Ninguém me diga: "vem por aqui"!
A minha vida é um vendaval que se soltou.
É uma onda que se alevantou.
É um átomo a mais que se animou...
Não sei onde vou,
Não sei para onde vou,
-Sei que não vou por aí.

José Régio

quarta-feira, dezembro 29, 2004

Susan Sontag


Susan Sontag, morreu ontem com 71 anos de idade,vítima de leucemia.Nos últimos 30 anos, já tinha vencido um cancro de mama, Susan Sontag esteve intermitentemente sempre com problemas de cancro, o que a levou a escrever um dos seus mais famosos livros, "A Doença como Metáfora", em 1978.
Ensaísta, crítica e romacista, Susan Sontag era uma das figuras mais célebres e polémicas da produção literária americana do século XX, notabilizando-se a partir dos anos 60, graças aos ensaios críticos reunidos em 1966, no volume " Contra a Interpretação".
No obituário sobre a morte de Susan Sontag do "New York Times" o jornalista escreve uma frase que define por excelência toda a vida dela,"Nunca ninguém lhe chamou aborrecida".
Susan Sontag, de seu nome verdadeiro Susan Rosenblatt, nasceu em 1933 em Nova Iorque e no início cresceu sem os pais, que viviam na China. Quando o pai morreu de tuberculose na China, a mãe regressou e levou-a juntamente com a irmã mais nova para Tucson, no Arizona. A mãe casou com Nathan Sontag, um veterano da II Guerra Mundial e Susan adoptou o apelido do padastro. Concluiu o liceu em Los Angeles e estudou filosofia, literatura e teologia na Universidade de Harvard e no Saint Anne's College, em Oxford.
Casou aos 17 anos com o sociólogo Philip Rieff, dez dias depois de o conhecer, teve um filho, David Rieff e divorciou-se aos 26 anos.
Actualmente vivia com a fotógrafa Annie Leibovitz em Nova Iorque. Publicou 17 livros, desde a não-ficção, a romances,peças de teatro. Realizou quatro filmes, chegou mesmo a entrar em filmes de Woody Allen e Andy Warhol e, escreveu argumentos para cinema, bem como textos para diversas publicações, mas era sobretudo reconhecida pelos seus ensaios.
Das suas obras, destacam-se," Contra a Interpretação" de 1966, "Sobre a Fotografia" de 1977, "A Doença como Metáfora" de 1978,"A Sida e as Suas Metáforas" de1989, "Na América", de 2000.
Recebeu diversos prémios como o National Book Award, pelo seu livro "Na América", em 2000 e o Prémio Jerusalém (era judia não praticante) em 2001 pelo conjunto da sua obra. De 1987 a 1989 presidiu ao Pan American Center, uma organização internacional de escritores que promove a literatura e a liberdade de expressão, envolvendo-se em várias acções que condenavam a perseguição e a detenção de escritores.

Em 2003, recebeu o Prémio Príncipe das Astúrias da Literatura, em Espanha. Morreu em Nova Iorque no dia 28 de Dezembro de 2004.

terça-feira, dezembro 28, 2004

Balanço Nacional 2004
Personalidades & Acontecimentos

José Mourinho


Á frente do FC Porto ganhou quase tudo o que havia para vencer.Vencedor da Liga dos Campeões e da Liga nacional, depois de ter conquistado a Taça UEFA, Liga, Supertaça e Taça de Portugal, no ano anterior.Trocou o FC Porto pelo Chelsea e continua na senda das vitórias.
Pelo meio ainda foi considerado o melhor treinador do mundo pela revista "World Soccer".
Tem tanto de imodesto como de bom treinador, mas neste mundo global e competitivo, é bom ver um português com um sucesso tão esmagador, e provávelmente o melhor do mundo, na sua profissão.

José Manuel Barroso


Depois de excluídas as sucessivas hipóteses, o nome de José Manuel Barroso, deixou cair o "Durão", viu o seu nome impor-se como sucessor de Romano Prodi. No dia 27 de Junho viu confirmado a escolha para presidente, seguida da sua ratificação por unanimidade, em 29 de Junho, na mais rápida cimeira europeia de sempre. Para um pequeno país como Portugal, e menos de 20 anos depois da adesão à CEE, um português conquista um disputadíssimo lugar de topo nas instituições comunitárias.

Paula Rego


A Exposição no Museu de Arte Comtemporânea da Fundação Serralves bateu todos os recordes de afluência de público a uma exposição. Paula Rego que nasceu em Lisboa em 1935, partiu para Inglaterra em 1954 para frequentar a Slade School of Art em Londres. Casada com um inglês, fixou residência em Inglaterra a partir de 1976. Exibe regularmente as suas obras em Portugal.
Com um nome reconhecido mundialmente, é considerada um dos quatros melhores pintores vivos, em Inglaterra.

Francis Obikwelu


O segundo homem mais rápido do mundo, a um centésimo do primeiro, levou bem alto o nome de Portugal nos Jogos Olímpicos. Francis Obikwelu venceu a medalha de prata na prova dos 100 metros e estabeleceu um novo record europeu (9,86 segundos).Nigeriano de nascimento, veio a Portugal aos 16 anos participar num jogo de futebol, fugiu e ficou a trabalhar como ilegal.Uma professora de português mudou-lhe a vida ao conseguir que o Belenenses o aceitasse no atletismo. Depois foram vitórias sucessivas até se tornar herói nacional em Atenas.
Humilde, mesmo na hora de subir ao pódio, demonstrou um grande sentimento, pela sua pátria de adopção.

Gato Fedorento


Falam, falam, falam, falam, falam, falam...
Rimos, rimos, rimos, rimos, rimos, rimos...
Depois do blogue, aí estão os Gato Fedorento, a mostrar uma maneira completamente diferente de fazer humor.O DVD está nos tops de venda e as solicitações aos gatos não param.Nunca o humor em Portugal será o mesmo.

Ser Português


O brilhante trajecto da selecção nacional foi o motor do maior fenómeno de galvanização nacional alguma vez visto. Foi um dos únicos momentos em que realmente fomos uma Nação.

segunda-feira, dezembro 27, 2004

Euro 2004


O maior evento desportivo alguma vez realizado em Portugal, foi um motivo de orgulho pela sua exemplar organização, e que levou a UEFA a considerar que Portugal organizou o "melhor europeu de sempre".
Saímos frustados pela derrota da nossa selecção, mas voltamos a sentir o orgulho de ser portugueses.
A "portuguesa" nunca foi com tanto sentimento cantada e a euforia da bandeira, pintou Portugal de vermelho e verde.

Apito Dourado

Como isto está, qualquer dia, os jogadores ainda vão ser os responsáveis por ganhar ou perder os jogos...

Aborto


A organização holandesa Women on Waves quis trazer o seu barco "Borndiep" a Portugal para denunciar a legislação portuguesa sobre o aborto e ajudar se fosse o caso disso, as mulheres portuguesas a fazer o aborto. O ministro do mar Paulo Portas impediu o acesso do barco a águas territoriais, e a Women on Waves, consegui, desta maneira uma publicidade que jamais obteria. Foi notícia de abertura dos noticiários durante 15 dias.

Sousa Franco

Pouco passava das 10 horas da manhã de 9 de Junho quando chegou a notícia do falecimento do cabeça de lista socialista às eleições europeias, em plena campanha eleitoral, fulminado por um ataque cardíaco, após uma acção de campanha agitada , por facções de apoiantes de Narciso Miranda e Manuel Seabra, na lota de Matosinhos.
O PS obtve nestas eleições um resultado histórico (44,5 por cento) a que não terá sido alheio o "efeito Sousa Franco".

Miklos Fehér


No dia 25 de Janeiro no jogo Guimarães-Benfica, Fehér sorri para o árbitro que lhe estava a mostrar um cartão amarelo e cai. O país assiste em directo à morte de Miklos Fehér, de 24 anos vítima de uma paragem cárdio respiratória. Portugal comove-se.

Querem Saber a Minha Opinião?



O Cristo


Foram mais de 520 mil espectadores de A Paixão de Cristo, que retrata as últimas 12 horas da vida de Jesus.
Há quem fale de pornografia;de tortura.Os judeus consideram-no anti-semita, os cristãos dividem-se: para uns é a realidade da paixão de Cristo, para outros é obsceno na violência.
A polémica assegurou o êxito nas bilheteiras, que encheram os cofres do realizador Mel Gibson.

Eu Não Fui


Uma grande organização, um bonito slogan, mas a música, senhores ?...
(Que falta faz os bons cantores e a boa música neste tipo de eventos).

Equipa do Ano - FC Porto


Vencedor da Supertaça Cândido de Oliveira, Primeira Liga, Liga dos Campeões + Taça Intercontinental.
(Juliano, que posso eu fazer... )

Terramoto e Tsunami


Pelo segundo ano consecutivo que o dia 26 de Dezembro é um dia de catástrofes naturais muito trágicas. No ano passado foi o sismo no Irão, que destruiu por completo a cidade de Bam fazendo 31 mil mortos.
Este ano foi o sismo ao largo da Ilha de Sumatra (Indonésia), que formou um Tsunami que barreu as costas dos países do Sudeste Asático, fazendo, com dados confirmados até ao momento, 23 mil mortos segundo a Sky News, mas que certamente subirão pois milhares de pessoas estão dadas como desaparecidas.
Este terramoto atingiu 8,9 na escala de Richter e é o maior sismo dos últimos 40 anos.

domingo, dezembro 26, 2004

sábado, dezembro 25, 2004

Luzes da Ribalta...


Apagaram-se há 27 anos, naquele Natal de 1977.
O humor nunca mais foi o mesmo.

quinta-feira, dezembro 23, 2004

quarta-feira, dezembro 22, 2004

NATAL



Realmente, o que desejo do fundo do coração é que....

TODOS PASSEM UM FELIZ NATAL.

Personalidade Portuguesa do Ano


A Associação da Imprensa Estrangeira em Portugal (AIEP), elegeu como Personalidade Portuguesa do Ano, José Manuel Durão Barroso.

terça-feira, dezembro 21, 2004

Belém

Jesus Cristo nasceu em Belém no mês de Dezembro e foi crucificado.
Santana Lopes foi a Belém em Dezembro e voltou demitido.
O Benfica foi a Belém em Dezembro e levou 4-1.
Moral da história:Não se aconselha ninguém a ir a Belém em Dezembro.

Chegou...



...O Inverno.

segunda-feira, dezembro 20, 2004

O Melhor Jogador do Ano


Ronaldinho, médio internacional brasileiro do Barcelona, foi considerado pela FIFA Jogador do Ano 2004, após uma votação dos treinadores e capitães das equipas nacionais realizada em Zurique.

Homem Famoso

Vi um homem famoso comer sopa.
Vi que levava à boca o gorduroso caldo
com uma colher.
Todos os dias o seu nome aparecia nos jornais
em grandes parangonas
e milhares de pessoas era dele que falavam.
Mas quando o vi,
estava sentado com o queixo enfiado no prato
e levava a sopa à boca
com uma colher.

Dave Sandburg

Carl Sagan


Carl Sagan,(n.09 Novembro 1934-m.20 Dezembro 1996), Astrónomo e biólogo norte-americano.

domingo, dezembro 19, 2004

Alexandre O'Neill

Fazia hoje oitenta anos se fosse vivo(n.19.12.1924-m.21.08.1986).
Continua vivo e actual.
Escreve Alexandre O'Neill, assim:


...Quando falas ou simulas falar de ti própio e amalgamas passado, presente, futuro, há sempre os que perguntam se o que contaste é verdade ou não.Nuncam indagam se vai ser verdade.O que lhe interessa é saber, com curiosidade dos intriguistas, se o que se passou (ou parece ter-se passado) se passou mesmo contigo. É um erro de gente vulgar.Parasitários que são, qualquer invenção ou patranha, qualquer "mentir verdadeiro" é acepipe biográfico, é pretexto para te enfileirarem na nulidade biográfica que é a deles própios e tecerem incansavelmente histórias a teu respeito.
Não te deixes seduzir pelo gosto da conversa.Essa pequena gente não merece a mais pequena atenção, nem tu precisas de espectadores para o salutar exercício diário de falar por falar.

E lembra-te do provérbio do Almada:" Não metas o nariz na vida dos outros se não queres lá ficar." Do mesmo modo, não deixes que metam o nariz na tua vida. Caso contrário, vais ficar cheio de gente, com a sua vida escassamente interessante.)...

Os génios nunca morrem.

Para sempre Alexandre O'Neill.

À Espera do Pai Natal.


Tão fraquinhos!
Se o Pai Natal não for benevolente, o título fica para o Ano (começa a ser tradição).
Entretanto vamos, tristemente contentando com a entrada para o "Guiness Book of Records", com a presença de 10.000 "pais" Natal, na Catedral.
Nada disto tem a ver com o Glorioso!

sábado, dezembro 18, 2004

Que Bonito Record


Que bonito record este dos franceses.
Construíram aquela que é considerada a ponte mais alta do mundo sem que um único operário tenha morrido na sua construção.
A Ponte Millau, foi desenhada pelo inglês Norman Foster, e a sua estrutura está a 343 metros sobre o vale do Rio Tarn.

sexta-feira, dezembro 17, 2004

Prémio Pessoa 2004

O escritor Mário Cláudio, pseudónimo de Rui Manuel Pinto Barbot Costa, foi distinguido com o Prémio Pessoa 2004, considerado a maior distinçaõ nas áreas da cultura e ciência em Portugal.
Mário Cláudio foi distinguido " pela mestria da língua, a preocupação historiográfica, a tentação biográfica e a extraordinária invenção narrativa", disse o júri.
Mário Cláudio nasceu no Porto em 1941, formado em Direito pela Universidade de Coimbra, é técnico do Museu Nacional de Literatura de Portugal.
Mário Cláudio tem-se dedicado a vários géneros, da ficção ao teatro,das suas obras destacam-se "Amadeo", Grande Prémio do Romance e Novela da Associação Portuguesa de Escritores, "Gémeos" a "Quinta das Virtudes"e "Triunfo do Amor Português".
Um " escritor de escritores e escritor de leitores", assim o retratou o Júri.

quinta-feira, dezembro 16, 2004

Idiotice e Felicidade

Desconfio que a idiotice e a felicidade andam de mãos dadas.
Tenho ouvido uns idiotas a falar com a felicidade estampada no rosto...

segunda-feira, dezembro 13, 2004

Wassily Kandinsky


Passam hoje 60 anos sobre a morte de Kandinsky.
Wassily Kandinsky nasceu em Mosvovo em 16 de Dezembro de 1866 e morreu em Paris (Neuilly-sur-Seine) no dia 13 de Dezembro de 1944. Estudou Direito e Economia na Universidade de Moscovo, mas desistiu dos cursos.Os seus primeiros estudos de pintura ocorreram em Munique em 1896. Na década de 1910 desenvolve os primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.Desenvolve a arte abstrata até ao fim da sua vida. Junto com Piet Mondrian e Kasemir Malevich, faz parte do trio sagrado da abstracção, sendo o mais famoso.
Quando do advento da Revolução Russa, volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e regressa à Alemanha em 1921.Em constante contacto com os artistas de vanguarda passa a leccionar na Bauhaus, tinha-se naturalizado alemão em 1928, até à subida ao poder de Hitler, em 1933. Em 1937 o Estado alemão confiscas todos os quadros do artista.
Em total oposição com o regime nazista, foge para França em 1939, onde se naturalizou e viveu até ao fim da sua vida, em Neuilly-sur-Seine.

Quase Mil Palavras...(XV)



domingo, dezembro 12, 2004

F.C.PORTO


Brilhante vitória do F.C. Porto na Taça Intercontinental.
Resta-nos o F.C.Porto, para dar algumas alegrias a este povo deprimido.
Parabéns, F.C. Porto!

sábado, dezembro 11, 2004

sexta-feira, dezembro 10, 2004

Dia Internacional dos Direitos Humanos


Foi no dia 10 de Dezembro de 1948, que a Assembleia Geral das Nações Unidas, reunida em Paris aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos.

quinta-feira, dezembro 09, 2004

Prémio Nobel da Paz


A queniana Wangari Maathai, vai receber amanhã o Prémio Nobel da Paz.
A senhora Maathai é a primeira mulher africana a receber o Prémio Nobel, e pela primeira vez o Instituto Nobel de Oslo, Noruega, atribui o prémio a ambientalistas.
Wangari Maathai foi premiada pelo seu movimento "Green Belt", o qual já plantou 30 milhões de árvores em África. O valor do prémio é de 10 milhões de Coroas Suecas, (aproximadamente 1 milhão de Euros).

Como Chegámos a George W. Bush?



A teoria da evolução aplicada a George W. Bush

1. 3.000.000 A.C. - SEDIMENTAÇÃO

Restos de animais misturam-se com areias e plantas nos fundos oceânicos, tornando-se sempre mais espessos, por pressão de novos depósitos. Deste processo surge o petróleo. Deste a gasolina, o plástico e a fortuna da família Bush, e dos seus amigos, a família Bin Laden e os sauditas bons, e a fortuna dos seus inimigos, Bin Laden e os sauditas maus.


2. 10.000 A.C. - ADÃO E EVA

Quase todos cremos na teoria de evolução de Charles Darwin, mas não os criacionistas. Dizem eles, que as espécies actuais são as da Criação menos as que desapareceram no Dilúvio. Que Deus pôs Adão e Eva no Paraíso.Assim reza muitos dos livros das escolas americanas. Assim nasceu o "homo Bush".