sábado, abril 30, 2005

Guerra Americana


Nesta fotografia de Eddie Adams, vê-se o General Nguyen Ngoc Loan a executar sumariamente um prisioneiro do VietCong. Eddie Adams ganhou o prémio Pulitzer em 1968, com esta fotografia, que correu mundo e foi um dos estandartes da contestação à Guerra do Vietnam.

Suicídio da Besta


30 Abril 1945

sexta-feira, abril 29, 2005

O Mestre do Suspense


Alfred Joseph Hitchcock,13 de Agosto de 1899- 29 de Abril de 1980 é justamente considerado o mestre dos filmes de suspense, sendo um dos mais conhecidos e populares realizadores de todos os tempos.

Psycho



Cena do duche de "Psycho" eleita melhor de sempre

A cena em que Janet Leigh é esfaqueada no duche, no filme "Psycho" de Alfred Hitchcock, foi eleita pelos espectadores dos cinemas UCI o melhor momento do cinema dos últimos 50 anos.
A lista aponta a sequência da batalha de " O Império Contra-ataca", em que Darth Vader destrói a base dos rebeldes, para segundo lugar. N a terceira posição aparece uma cena de "The Shinning", de Stanley Kubrick, com Jack Nicholson.
Para a porta-voz dos cinemas UCI, Katy Harris, a escolha do público demonstra que apesar das grandiosas cenas de cinema criadas por computador", o que torna um momento de um filme memorável é a ligação emocional que o espectador tem com aquilo que está a ver no grande ecrã".

terça-feira, abril 26, 2005

Chernobyl



Em 26 Abrilde 1986, o mundo acorda para o pesadelo dos desastres nucleares .Às 01h23 da manhã, explode o reactor número quatro do complexo nuclear de Chernobyl, na União Soviética. O incêndio provoca a destruição parcial do coração do reactor que, no momento, funcionava a apenas sete por cento da sua potência normal, pois encontrava-se em fase de descarga-recarga de combustível. Às 01h27 os bombeiros da central começam a atacar o incêndio. 50 corporações de bombeiros combatem o incêndio. Às 02h15, as autoridades de Pripiet (localidade mais próxima) interditam a região num raio de 15 quilómetros. Entretanto, a estação meteorológica mais próxima regista um aumento anormal de radioactividade. No dia 27, o incêndio já está extinto. Às 14h00 começa a evacuação de 40 mil pessoas em 1100 autocarros, formando uma coluna de 27 quilómetros. Na Ucrânia, as autoridades estendem o perímetro de segurança para 30 quilómetros. No dia 28, o ministro sueco da energia e o ministro do ambiente da Dinamarca solicitam à União Soviética explicações sobre a origem da poluição radioactiva detectada. Faz-se a evacuação dos habitantes num raio de 30 quilómetros da central. Às 21h00, a agência noticiosa soviética, TASS, emite um comunicado do Conselho de Ministros da União Soviética, admitindo um acidente nuclear em Chernobyl. A nuvem radioactiva afectou principalmente a Ucrânia, Finlândia, Escandinávia, Polónia, Alemanha Ocidental e Oriental e França.


LER TAMBÉM: Desastre Nuclear de Tchernobil

Consequências de Chernobyl


Há dezanove anos atrás, o reactor número quatro da antiga central nuclear de Chernobyl, Ucrânia, rebentou, provocando o maior desastre do género no mundo. O acidente provocou a morte de sete mil pessoas e libertou uma radiação duzentas vezes superior às bombas atómicas de Hiroshima e Nagasáqui. Dados apresentados por cientistas apontam para que mais de 500 mil de pessoas nas próximas gerações possam continuar a ser afectadas pelo maior acidente do género da história da humanidade. Actualmente, a radioactividade libertada é associada a aproximadamente dois mil casos de cancro na tiróide.Cientistas israelitas e ucranianos também descobriram evidências de que pequenas doses de radiação poderiam provocar mudanças no ADN humano e que estas passam para futuras gerações. As análises a crianças, que nasceram depois da explosão de Chernobyl - descendentes de pais que limparam o reactor da central nuclear russa - registaram um grande aumento de mutações, que poderão ser de longa duração, revelou um estudo. O estudo também encontrou factores que decréscimo dos efeitos como a passagem do tempo entre a exposição e a concepção e a duração do trabalho dos daqueles que limparam o reactor. A nuvem de radioactividade que surgiu depois da explosão na Ucrânia continha gás xenónio e césio inactivos, mas a maioria dos componentes era isótopos radioactivos de iodo. Além das perdas humanas, a radioactividade de Chernobyl contaminou os solos e águas de 137 mil quilómetros quadrados de territórios na Ucrânia, BieloRússia e Rússia. Chernobyl inutilizou ainda 114 mil hectares de terra e 492 mil hectares de floresta, forçando 400 mil pessoas a abandonarem as suas habitações.
LER TAMBÉM:

Guernica


26 de Abril 1937 na Guerra Civil Espanhola, a força aérea alemã, a Luftwaffe, bombardeia a cidade basca de Guernica.

sábado, abril 23, 2005

Realista, Louco, Humano


Título: "A Queda - Hitler e o Fim do Terceiro Reich".
Título original: "Der Untergang – Hitler Und Das Ende Des 3. Reichs".
Realização: Oliver Hirschbiegel.
Elenco: Bruno Ganz, Alexandra Maria Lara, Corinna Harfouch, Ulrich
Matthes, Juliane Köhler.
Género: Drama.
Origem: Alemanha.
Ano:2004.
Duração: 156 minutos.
“A Queda - Hitler e o Fim do Terceiro Reich” do realização Oliver Hirschbiegel e com argumento de Bernd Eichinger, baseado nas memórias da secretária de Hitler, Traudl Junge, e no livro do historiador Joachim Fest,é a reconstrução dos últimos 12 dias da vida de Hitler, desde as vésperas do seu aniversário até ao suicídio, a 30 de Abril de 1945,- a ideia do realizador foi ter um 12, para simbolizar os 12 anos do regime nazi.
A 20 de Abril de 1945 o ditador refugia-se num bunker. Enquanto á superfície a artilharia russa fustiga Berlim com bombardeamentos ininterruptos. Com a capital alemã reduzida a escombros os combates de rua têm início, prenunciando a derrota do regime em vigor. No bunker, o ditador faz-se rodear da suposta amante, Eva Braun, o ministro da propaganda Goebbels, a mulher e os 6 filhos deste. “A Queda” propõe, sobretudo, uma visão de Hitler na privacidade, naquelas duas semanas passadas debaixo de uma cidade em ruínas já dominada pelas tropas russas, referindo por exemplo, a alegada doença de Parkinson de que padecia.
No papel de Hitler está o actor suíço Bruno Ganz, que imprime no filme uma interpretação que impressiona pela aproximação física e mimética do ditador alemão, dando uma dimensão humana, mesmo demasiado humana, a uma das figuras mais odiadas do século XX.
O filme, causa polémica por revelar uma faceta demasiado humana de Hitler. A esta polémica respondeu o realizador dizendo, “Ele era um ser humano e a pior coisa que pode acontecer a um homem perverso como ele é que se torne um mito, o que de facto aconteceu nas últimas décadas. O pior erro que podíamos cometer era apresentar o Hitler como um monstro e não como um ser humano. Não basta levantar monumentos, dizer que matámos judeus e que o Terceiro Reich foi a maior barbaridade da história.Seria um insulto às vítimas fingir que ele não era humano.Ele sabia o que fazia a cada momento da sua vida, ele e todos os que o seguiam.”, afirmou Oliver Hirschbiegel em várias entrevistas.
“Se aceitarmos que ele era um ser humano, temos também que reconhecer que alguma dessa maldade existe dentro de todos nós”, concluiu Hirchbiegel.
Um filme absolutamente a não perder e como diz o ex. Chanceler alemão Helmut Kohl, o filme consitui uma forma de lembrar aos mais novos os horrores provocados pelo ditador.

sexta-feira, abril 22, 2005

Dia da Terra


O Dia da Terra é celebrado a 22 de Abril, desde 1970 quando o Senador norte-americano Gaylord Nelson convocou o primeiro protesto nacional contra a poluição. Este ano, no seu 35º aniversário será celebrado sobre o lema “Proteger o nosso futuro cuidando dos nossos filhos”.O Dia da Terra deverá servir como um momento de reflexão para todos nós enquanto cidadãos, sobre a forma como as nossas rotinas diárias contribuem para a destruição do frágil equilíbrio do nosso Planeta. Temos a obrigação moral, de pelos menos deixar o Planeta como o encontrámos quando cá chegámos, para que as gerações vindouros, possam também usufruir dele. Num mundo globalizado e consumista é difícil ter a noção do ciclo de vida de muitos dos produtos que adquirimos ou usamos no nosso dia a dia. Uma maior exigência ao nível da qualidade da informação que nos é facultada enquanto consumidores e cidadãos, mas também a adopção de uma postura mais activa na exigência dessa mesma informação e na adopção de práticas que respeitem o ambiente, são passos fundamentais para que sejamos verdadeiros cidadãos do mundo ao contribuir diariamente para o desenvolvimento harmonioso a nível local, e global. O pensamento deve ser global, mas a acção local. Para mantermos o equilíbrio do planeta é preciso consciência da importância da alteração da maneira como consumimos os recursos do planeta, a começar pelas crianças. Não se pode acabar com os recursos naturais, essenciais para a vida humana, pois não haverá como repô-los.
Vale a pena pensar nisto.

Lince-Ibérico


As crias de Lince-Ibérico (Lynx pardinus) nascidas em cativeiro a 28 de Março no Parque Nacional de Doñana , em Espanha foram ontem pela primeira vez apresentadas ao público. Brecina, Brezo e Brisa, da esquerda para a direita na fotografia, são duas fêmeas (Brecina e Brisa) e um macho (Brezo).
O Lince-Ibérico é o carnívoro mais ameaçado do planeta, estimando-se que existam apenas doze indivíduos capazes de se reproduzir, entre os quais uma fêmea de idade avançada, no âmbito do programa de criação “ex situ”, no centro de El Acebuche e no zoológico de Jerez. Até ao nascimento das três crias, o Lince-Ibérico era o único felino, das 33 espécies que existem no mundo, que não se tinha conseguido criar em cativeiro.

Características:
Família: Felidae.
Espécie:
Lynx pardinus ou Lynx pardina.
Gestação:
65-72 dias.
Sinonímia:
liberne, cerval, lobo-cerval, gato-cerval, gato-cravo, gato-lince.
Comprimento: 80-100 cm.
Cauda: 12-16cm.
Garrote: 40-55 cm.
Peso: 8-14 kg.
Dentição:
28 dentes.

Cio: Janeiro-Fevereiro.
Parição:
Março-Abril.

Nº de crias: 1 a 4, vulgarmente duas.
Características mais evidentes:
cauda curta, "pincéis" nas orelhas, longas patilhas.

quinta-feira, abril 21, 2005

Morreu Ratzinger.

Again


É banal o Benfica ir à Final da Taça de Portugal e ganhar. Por ganhar com esta banalidade é que o Glorioso é grande. No dia 29 de Maio, o Benfica defronte o V. Setúbal, na Final da Taça de Portugal, com o desejo de juntar mais uma Taça de Portugal a esta extensa lista de vitórias.

Época Data Cidade Campo Finalistas Res.
1938-39 26.06.39 Lisboa Salésias Académica – Benfica 4-3
1939-40 07.07.40 Lisboa Lumiar Benfica – Belenenses 3-1
1942-43 20.05.43 Lisboa Salésias Benfica - V.Setúbal 5-1
1943-44 28.05.44 Lisboa Salésias Benfica – Estoril 8-0
1948-49 12.06.49 Lisboa E.Nacional Benfica – Atlético 2-1
1950-51 10.05.51 Lisboa E.Nacional Benfica – Académica 5-1
1951-52 15.06.52 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 5-4
1952-53 28.06.53 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 5-0
1954-55 12.06.55 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 2-1
1956-57 02.06.57 Lisboa E.Nacional Benfica - S.C.Covilhã 3-1
1957-58 15.06.58 Lisboa E.Nacional F.C.Porto – Benfica 1-0
1958-59 19.07.59 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 1-0
1961-62 01.07.62 Lisboa E.Nacional Benfica - V. Setúbal 3-0
1963-64 05.07.64 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 6-2
1964-65 04.07.65 Lisboa E.Nacional V. Setúbal – Benfica 3-1
1968-69 22.06.69 Lisboa E.Nacional Benfica – Académica 2-1
1969-70 14.06.70 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 3-1
1970-71 22.06.71 Lisboa E.Nacional Sporting – Benfica 4-1
1971-72 04.06.72 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 3-2
1973-74 09.06.74 Lisboa E.Nacional Sporting – Benfica 2-1
1974-75 14.06.75 Lisboa E.Alvalade Boavista – Benfica 2-1
1979-80 0706.80 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 1-0
1980-81 06.06.81 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 3-1
1982-83 21.08.83 Porto E.Antas Benfica - F.C. Porto 1-0
1984-85 10.06.85 Lisboa E.Nacional Benfica - F.C. Porto 3-1
1985-86 27.04.86 Lisboa E.Nacional Benfica – Belenenses 2-0
1986-87 07.06.87 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 2-1
1988-89 28.05.89 Lisboa E.Nacional Belenenses – Benfica 2-1
1992-93 10.06.93 Lisboa E.Nacional Benfica - Boavista F.C. 5-2
1995-96 18.05.96 Lisboa E.Nacional Benfica – Sporting 2-1
1996-97 10.05.97 Lisboa E.Nacional Boavista – Benfica 3-2
2003-04 16.05.04 Lisboa E.Nacional Benfica – F.C. Porto 2-1
2004-05 29.05.05 Lisboa E.Nacional Benfica - V.Setúbal ???

quarta-feira, abril 20, 2005

Carnaval de Arlequim


Carnaval de Arlequim, 1925 Joan Miró.

Como é que encontrava todas as minhas ideias para quadros? Pois bem, à noite, já tarde, voltava ao meu atelier na Rue Blomet e deitava-me; às vezes, sem sequer ter jantado. Tinha sensações que anotava no meu caderno. Via aparecer formas no tecto...”
Miró

Joan Miró


Joan Miró fotografado por Man Ryan.
Joan Miró Ferrá nasceu em Barcelona, a 20 de Abril de 1893, filho de um relojoeiro. Inscreveu-se na escola de Belas-Artes em 1907 e trabalhou como ajudante de contabilidade numa empresa de construção entre 1910-1911.
Foi para Paris em Março de 1920: conheceu Picasso e juntou-se ao movimento surrealista de Paul Élouard, André Breton e Louis Aragon.
A pintura o Carnaval de Arlequim, de 1925, inaugurou uma linguagem simbólica , cujo os símbolos remetem para uma fantasia inocente, fora de todo o contexto surrealista da época.
Em 1925 algumas das suas obras são expostas na primeira exposição surrealista, realizada em Paris. Em 1928 viaja pela Holanda, dedicando-se ao mesmo tempo há criação de cenários para ballets.
Os anos da Guerra Civil de Espanha e da II Guerra Mundial marcaram a sua pintura. Em 1941 o MoMA dedica-lhe uma retrospectiva. Foi ceramista e fez pinturas murais, entre outras, para a UNESCO (1958).
No final da sua vida reduziu os elementos da sua linguagem artística a pontos, linhas , alguns símbolos e reduziu a cor, passando a usar basicamente o preto e o branco.
Morreu a 25 de Dezembro de 1983, em Palma de Maiorca, ano da inauguração de uma escultura monumental no átrio da sede do governo em Barcelona.

“Como é que encontrava todas as minhas ideias para quadros? Pois bem, à noite, já tarde, voltava ao meu atelier na Rue Blomet e deitava-me; às vezes, sem sequer ter jantado. Tinha sensações que anotava no meu caderno. Via aparecer formas no tecto...” Miró

terça-feira, abril 19, 2005

Bento XVI


Joseph Ratzinger nasceu em Marktl am Inn, na Baviera, em 16 de Abril de 1927, e foi baptizado no mesmo dia. Filho de uma doméstica e de um comissário da polícia, viveu em várias cidades alemãs ao ritmo dos destacamentos frequentes do seu pai.
Ratzinger começou a estudar latim e grego ainda criança e em 1939, aos 12 anos, entra para o seminário de Traunstein - tendo pertencido à Juventude Hitleriana, o que era obrigatório no sistema de ensino. Quatro anos mais tarde, em plena II Guerra Mundial, é convocado com outros colegas de seminário para o destacamento antiaéreo Flak, responsável pela protecção de uma fábrica da BMW em Munique. No meio dessas tarefas, e do caos em que a Alemanha de Hitler se ia transformando, continua a frequentar as aulas em Munique, no Maximilians-Gymnasium, três vezes por semana.
Em 1944, quando atingiu a idade militar, é dispensado da Flak e alista-se na infantaria alemã. Na Primavera de 1945, porém, com a aproximação dos exércitos aliados, deserta do exército e foge para a casa de família em Traunstein. É vítima das ironias da guerra, um destacamento americano ocupa a vila e resolve instalar o quartel-general na casa dos Ratzinger. Joseph é identificado como soldado alemão e, em seguida, enviado para um campo de prisioneiros de guerra. Libertado meses depois, regressa ao seminário acompanhado pelo irmão.
Em 1947 Ratzinger entra no Herzogliches Georgianum, um instituto teológico associado à Universidade de Munique, e, paralelamente, estuda Filosofia na Escola Superior de Freising. No dia 29 de Junho de 1951, aos 24 anos, é ordenado padre.As qualidades intelectuais do jovem padre são rapidamente visíveis e, dois anos depois, a sua tese de doutoramento em Teologia é largamente aplaudida. Pouco depois publica o seu primeiro trabalho importante, “O povo e a Casa de Deus na doutrina de Santo Agostinho para a Igreja”, e dedica a tese de pós -doutoramento à história da teologia. Em 1959 começa a leccionar como professor titular de Teologia na Universidade de Bona, onde permaneceu até 1969, e na Universidade de Münster (de 1963 a 1966).
Tornou-se bastante conhecido e, em 1966, consegue uma cadeira em Teologia Dogmática na Universidade de Tübingen, tendo a sua indicação sido fortemente apoiada pelo teólogo progressista suíço Hans Küng.Naquela altura, porém, o jovem Joseph era uma espécie de “estrela” da teologia, lutando pela “abertura da Igreja” e, ao mesmo tempo, combatendo o ateísmo e o marxismo que se popularizavam entre os jovens.
Essa imagem rebelde, todavia, passa depressa. Em 1969, Joseph regressa à Baviera e vai leccionar Teologia Dogmática e História do Dogma na Universidade de Regensburg, onde chega a reitor.
No início dos anos 70 Joseph Ratzinger é já o principal conselheiro teológico dos bispos alemães. O seu prestígio, aliás, é reforçado pela direcção que imprime ao jornal trimestral teológico Communio, que se transforma num dos mais influentes jornais católicos do mundo. Em 1977, pela primeira vez, a influência ideológica de Ratzinger concretiza-se na hierarquia Paulo VI investe-o arcebispo de Munique e Freising e, meses depois, é-lhe atribuído o Ministério Pastoral da Grande Diocese da Baviera.
Em 1977 Joseph Ratzinguer ascende, pela mão do Papa Paulo VI, à púrpura cardinalícia - tem 50 anos. E as mudanças de pontífice que se seguem favorecem a sua carreira em 1981, um ano depois de ter sido eleito Papa, João Paulo II nomeia-o prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.
Três dias depois de completar 78 anos, em 19 de Abril de 2005, Joseph Ratzinger é eleito para a cadeira de São Pedro, de que será o 265º ocupante.

As Primeiras Palavras em Público


As primeiras palavras em público enquanto líder da Igreja Católica:

"Queridos irmãos e irmãs, depois do grande Papa João Paulo II, os cardeais elegeram-me - um simples, humilde trabalhador da vinha do Senhor."

Papa Bento XVI.

Habemus Papam!


O cardeal alemão Joseph Ratzinger, de 78 anos, é o novo Papa.
Escolheu o nome Bento XVI. Joseph Ratzinger, funcionário do Vaticano, era prefeito da Congregação para a Doutrina da Fé.

The Warsaw Ghetto Memorial


(AFP/File/Tim Sloan)
Some 150 people gathered in Warsaw to pay tribute to the heroes of the ghetto uprising in which, 62 years ago, several hundred Jews rose up in a desperate armed struggle against Nazi soldiersThe ghetto, set up in 1940 by Nazi Germany to isolate the thriving Jewish community in Warsaw, originally contained almost 450,000 people, but by January 1943, deportations, summary executions, starvation and disease had reduced it to around 37,000 people.
The Warsaw ghetto uprising began on April 19, 1943, the eve of Passover, when the Nazis tried to resume deportations of the last remaining Jews in the walled-off ghetto in the Polish capital to death camps.
A few hundred young Jews decided to take up arms against their Nazi captors, prepared to die fighting rather than passively accept being sent to death camps.
Although armed with only a few weapons and homemade explosives, they held out against Nazi troops for three weeks.
Only about a dozen of the few hundred fighters escaped the ghetto and survived to the end of the war.

Fumo Negro


É um dia de fumo negro, mais no Iraque que no Vaticano.

domingo, abril 17, 2005

Pensamento Descafeinado (I)


A investigação policial costuma provar que não há crimes perfeitos.
Mas na realidade, há um crime perfeito.
O suícidio.
Neste crime há uma cumplicidade total entre o deliquente e a vitima, isto é, são a mesma pessoa. O assassino - o suicida- escapa definitivamente à justiça e nunca poderá ser castigado, pelo menos, pela justiça terrena.
De todas as maneiras neste crime, pode-se plenamente utilizar, o chavão mais popular da linguagem judicial: o crime não compensa.

sábado, abril 16, 2005

O Professor e o Meio

Este exame mostra como os docentes se devem adaptar para cativar a atenção dos alunos.

EXAME FINAL DE MATEMÁTICA ESCOLA SECUNDÁRIA DA MUSGUEIRA

Nome:___________________________ Gang:___________________________

l. O Joãozinho tem uma metralhadora AK-47 com carregador de 80 balas. Por cada rajada o Joãozinho gasta 13 balas. Quantas rajadas poderá disparar até descarregar a arma?


2. José comprou 10 gramas de cocaína pura que misturou com bicarbonato de sódio na proporção de 4 partes de cocaína por 6 de bicarbonato. A seguir vendeu 6 gramas desta mistura ao Joaquim por (150 €) e 16 gramas ao Bruno a 40 € cada grama.
a) Quem é que comprou mais barato ? Bruno ou Joaquim ?
b) Com quantos gramas de mistura ficou o José ?
c) Quanta cocaína contém essa mistura ?
d) Qual é a taxa de diluição da mistura ?

3.Rui é chulo e tem 3 prostitutas a trabalhar para ele. Cada uma delas cobra 35 € ao cliente, dos quais 20 € entrega ao Rui. Quantos clientes terá que atender cada prostituta para poder comprar ao Rui a sua dose diária de crack no valor de 150 €?


4.Januário comprou 200 gramas de heroína que pretende revender com um lucro de 20% à custa da mistura com giz. Qual é a quantidade de giz que terá que adicionar?

5.Guilherme recebe 500 € por cada BMW roubado, 125 € por cada carro japonês e 250 € por cada 4X4. Como já roubou 2 BMW e 3 4X4, quantos carros japoneses terá que roubar para receber o total de 2.000 € ?

6.Raul está na prisão há 6 anos por assassínio pelo qual recebeu o equivalente a 5000 €. A mulher dele está a gastar esse dinheiro à taxa de 50 €/mês.
Com quanto dinheiro ficará Raul quando sair da prisão daqui a 4 anos?
Questão suplementar a quantos anos será condenado por ajustar as contas com "Aquela puta que estoirou o meu dinheiro todo?"


7.Uma lata de spray dá para pintar uma superfície com 3 m2. Uma letra grande ocupa uma áreade 0,4 m2. Quantas letras grandes poderão ser pintadas com 3 latas de spray?

8.Heitor recrutou 3 prostitutas para o gang. Sendo o numero total de prostitutas que trabalham para o gang igual a 27, qual é a percentagem das prostitutas recrutadas pelo Heitor?

9.Durante uma rixa entre gangs Telma dispara 145 balas de uma pistola automática acertando em 3 pessoas. Qual é a eficácia dos seus tiros?

10.Salvador é preso por vender crack e a sua caução é estabelecida em 12.500 €. Se ele pagar acaução e ao seu advogado (que reclama 12% da caução como honorários) antes de fugir para o Brasil, qual será o total da despesa?
Recebido por mail

quinta-feira, abril 14, 2005

Casa da Música


Seis anos após o lançamento do projecto e cem milhões de Euros depois, finalmente a Casa da Música abre as suas portas ao público.
Construída na sequência da Porto 2001 - Capital Europeia da Cultura, projectada em forma de cristal pelo arquitecto holandês Rem Koolhaas, recém vencedor, ex aequo Ellen Van Loon do Prémio Europeu de Arquitectura Contemporânea, o Mies van der Rohe Award, pela construcção da Embaixada da Holanda em Berlim.
O ponto alto desta abertura é a actuação esta noite de Lou Reed, antigo membro dos Velvet Underground, que terá a primeira parte a cargo dos portugueses Clã.

quarta-feira, abril 13, 2005

Pensamento descafeinado

A prova mais contundente de que o trabalho não é uma coisa boa para felicidade humana, mas muito pelo contrário, é o facto de nos pagarem para o fazermos.

sábado, abril 02, 2005

O Fim de Uma Época


Chegou o fim de uma época.
Como todas as épocas, teve os seus momentos altos e bons e os seus momentos baixos e maus. Teve os seus pontos altos e bons, especialmente no inicio do seu Pontificado, reconhecendo com humildade e tolerância todas as crenças e religiões, e os erros praticados no passado pelo catolicismo.
Demonstrou humanidade e uma capacidade invulgar para julgar as fraquezas humanas, ao ter a coragem e capacidade para perdoar Ali Agca, que atentou contra a sua vida em Maio de 1981.
Deu um contributo decisivo para a queda do comunismo na sua Polónia natal, ao apoiar directamente Lech Walesa e o Solidariedade, e por consequência fazer desmoronar toda a “cortina de ferro”.
Foi um mensageiro da paz e um combatente dos Direitos do Homem, contra a violência e a intolerância, e um fervoroso defensor dos mais pobres e dos oprimidos.
Ousou condenar George Bush e Tony Blair pela invasão no Iraque.
Também teve alguns pontos mais controversos, ao não adaptar a Igreja Católica aos novos "ventos da História": as ordenações continuam vedadas às mulheres, o celibato dos padres é obrigatório, não teve abertura para a utilização de métodos anti-concepcionais, banais como o preservativo, fazendo disparar os números da SIDA.
Foi um Papa humanista, e principalmente, um homem extraordinário e fora do comum.

Que João Paulo II descanse finalmente em paz depois de todo este sofrimento e alarido promovido mediaticamente, especialmente nestes últimos momentos de agonia.

Paz à sua alma.

Morreu Karol Jóseph Wojtyla



O Papa João Paulo II morreu este sábado às 20h37, em Lisboa.
É um nome que fica na História. Um Homem que fez História.

O Terceiro Mais Longo Pontificado


O Pontificado do Papa João Paulo II, foi o terceiro mais longo da História da Igreja Católica e Apostólica Romana.

O mais longo Papado foi, até agora, o de São Pedro, o primeiro da lista, mesmo se na altura ninguém falava em Papa ou em qualquer outro título. Pedro foi um dos discípulos que acompanhou Jesus Cristo e dele receberia o mandato de ser o “primus inter pares”, de acordo com a tradição católica. De acordo com os historiadores, Pedro terá desempenhado a sua função durante 34 ou 37 anos.

O segundo na lista dos mais longos pontificados é Pio IX, que também ultrapassou o marco dos 30 anos: governou a Igreja Católica de Junho de 1846 a Fevereiro de 1878.

João Paulo II, foi o terceiro com 26 anos, cinco meses e dezassete (?) dias, eleito em 16 de Outubro de 1978, tomou posse no dia 22 de Outubro.

O quarto nesta lista é Leão XIII, o Papa que inaugurou o pensamento social católico contemporâneo com a encíclica “Rerum Novarum” (“Sobre as coisas novas”). Leão XIII ocupou o lugar durante 25 anos e cinco meses, entre 1878 e 1903.

Pio VI (1775-1799), foi Papa durante 24 anos, seis meses e sete dias. Na verdade, o seu pontificado foi mais breve: Pio VI, que morreu em Valence, foi deposto em 1798 e os Estados Pontifícios transformados numa república, com o acordo de Napoleão.

Reflectindo


«Estou pronto, estejam vocês também», escreveu o Papa.

sexta-feira, abril 01, 2005

Uma Longa História Clínica


Ao longo do seu pontificado, João Paulo II, teve múltiplos problemas de saúde, uma longa lista que começa em Maio 1981 com a tentativa de assassinato perpetuada por Mehmet Ali Agca, em que o Papa, sofreu graves ferimentos de bala no estômago e numa mão.
Em 1992, é submetido a uma cirurgia para a extracção de um tumor intestinal.
Surgem sintomas da Doença de Parkinson.
Em Novembro de 1993,cai das escadas e desloca um ombro.
Em Abril de 1994,fractura a bacia do lado direito.
Em Dezembro de 1995,não esteve presente na Missa do Galo pela primeira vez devido a uma gripe.
Em Março e Agosto 1996,cancela compromissos públicos devido a febres de natureza digestiva.
Em Outubro de 1996,é submetido a uma cirurgia para extrair o apêndice.
Em Junho 1999,cancela uma missa ao ar livre na Polónia devido a uma queda.
Em Março 2002,cancela compromissos públicos devido à artrite no joelho direito.
Em Setembro 2003,cancela compromissos devido a um problema intestinal.
Em 1 de Fevereiro 2005,é hospitalizado devido a uma gripe e uma crise respiratória. Esteve internado 10 dias, faltando pela primeira vez à celebração da Quarta-Feira de Cinzas.
Em 24 de Fevereiro, uma nova crise respiratória obrigou João Paulo II a regressar à clínica Gemelli. Foi submetido a uma traqueotomia para facilitar a respiração e perdeu a voz.
Em 20 de Março, pela primeira vez no Pontificado de João Paulo II, as celebrações da Semana Santa, não contam coma participação do Papa.
Em 30 de Março, o Vaticano revelou que o Papa está a ser alimentado através de uma sonda nasal.
Em 31 de Março, o Papa sofre de febre muito alta, devido a uma infecção urinária.
Em 1 de Abril, segundo o Vaticano João Paulo II, sofreu uma paragem cardíaca.

João Paulo II


Karol Wojtyla nasceu em 18 de Maio de 1920 em Wadowice, sul da Polónia. Filho de Karol Wojtyla, um militar do exército austro-húngaro, Emilia Kaczorowsky.
Os pais de Karol Wojtyla baptizaram-no poucos dias depois nascer na Igreja de Santa Maria de Wadowice. Aos 9 anos de idade recebeu um duro golpe: o falecimento da sua mãe ao dar à luz a uma menina que morreu antes de nascer. Anos mais tarde faleceu o seu irmão e em 1941 morreu o seu pai.
Quando jovem, o futuro Pontífice mostrou uma grande paixão pelo teatro e as artes literárias polacas. Tanto, que ainda no colégio pensava seriamente na possibilidade de continuar os estudos de filologia e linguística polaca, mas um encontro com o Cardeal Sapieha durante uma visita pastoral, fez-lhe considerar seriamente a possibilidade de seguir a vocação que tinha impressa no coração: o sacerdócio.
Com a anexação da Polónia durante a Segunda Guerra Mundial pela Alemanha as Universidades da Polacas são encerradas, com o objectivo de liquidar os maiores pensadores da cultura polaca. Frente a esta situação Karol Wojtyla com um grupo de jovens organizaram uma Universidade clandestina onde estudou filosofia, línguas e literatura. Pouco antes de decidir o seu ingresso no seminário, o jovem Karol teve que trabalhar arduamente como operário numa pedreira. Segundo relata o hoje Pontífice, esta experiência ajudou-o a conhecer de perto o cansaço físico, assim como a simplicidade, sensatez e ardor religioso dos trabalhadores e dos pobres.
Em 1942 ingressou no Departamento teológico da Universidade Jaguelloniana. Durante estes anos teve que viver escondido, junto com outros seminaristas, que foram acolhidos pelo Cardeal de Cracóvia.
Em 1 de Novembro de 1946, com a idade de 26 anos, Karol Wojtyla foi ordenado sacerdote no Seminário Maior de Cracóvia e celebrou sua primeira Missa na Cripta de São Leonardo na Catedral de Wavel. Em pouco tempo obteve a licenciatura de Teologia na Universidade Pontifícia de Roma Angelicum e mais tarde doutorou-se em Filosofia. Durante algum tempo desempenhou as funções de professor de ética na Universidade Católica de Dublin e na Universidade Estatal de Cracóvia, onde interagiu com importantes representantes do pensamento católico polaco, especialmente na vertente conhecida como “tomismo lublinense”.
Em 23 de Setembro de 1958 foi consagrado Bispo Auxiliar do Administrador Apostólico de Cracóvia, Dom Baziak, convertendo-se no membro mais jovem do Episcopado Polaco. Participou do Concílio Vaticano II, onde participou activamente, especialmente nas comissões responsáveis por elaborar a Constituição Dogmática sobre a Igreja Lumen Gentium e a Constituição conciliar Gaudium et Spes. Durante estes anos, o então Bispo Wojtyla combinava a produção teológica com um intenso trabalho apostólico, especialmente com os jovens, com quem compartilhava tanto momentos de reflexão e oração como espaços de distracção e aventura ao ar livre.
Em 13 de Janeiro de 1964 faleceu Dom Baziak, ocupando D. Wojtyla o lugar na diocese de Cracóvia como Bispo - titular. Dois anos depois, o Papa Paulo VI converte Cracóvia em Arquidiocese. Durante seu trabalho como Arcebispo, o futuro Papa caracterizou-se pela integração dos leigos nas tarefas pastorais, na promoção do apostolado juvenil e vocacional, na construção de templos apesar da forte oposição do regime comunista, na promoção humana e formação religiosa dos operários e no incentivo ao pensamento e as publicações católicas.
Em Maio de 1967, aos 47 anos de idade, o Arcebispo Wojtyla foi nomeado Cardeal pelo Papa Paulo VI. Em 1974 o novo Cardeal ordenou 43 novos sacerdotes, na ordenação sacerdotal mais numerosa desde que terminou a Segunda Guerra Mundial.
Em 1978 morre o Papa Paulo VI e é eleito novo Papa o Cardeal Albino Luciani de 65 anos que tomou o nome de João Paulo I. O “Papa do Sorriso”, entretanto, falece passados 33 dias da sua nomeação. Em 16 de Outubro de 1978, logo depois de um novo conclave, o Cardeal polaco Karol Wojtyla é eleito como o sucessor de São Pedro, quebrando a tradição de mais de 400 anos de escolher Papas de origem italiana. Em 22 de Outubro de 1978 foi investido como Sumo Pontífice assumindo o nome de João Paulo II. A 13 de Maio de 1981, foi atingido a tiro e gravemente ferido durante uma tentativa de assassinato quando entrava na Praça de São Pedro, no Vaticano.
João Paulo II publicou livros de poesia e, sob o pseudónimo Andrzej Jawien, escreveu uma peça de teatro, “A Loja do Ourives” (1960). Os seus escritos éticos e teológicos incluem “Amor Frutuoso e Responsável” e “Sinal de Contradição”, ambos publicados em 1979. A sua primeira Encíclica, “Redemptor Hominis” (Redentor dos Homens, 1979), explica a ligação entre a redenção por Cristo e a dignidade humana. Encíclicas posteriores defendem o poder da misericórdia na vida dos homens (1980), a importância do trabalho como “forma de santificação” (1981), a posição da Igreja na Europa de Leste (1985), os males do Marxismo, materialismo e ateísmo (1986) o papel da Virgem Maria como fonte da unidade Cristã (1987), os efeitos destrutivos da rivalidade das super-potências (1988), a necessidade de reconciliar o capitalismo com a justiça social (1991) e uma argumentação contra o relativismo moral (1993). A 11ª encíclica de João Paulo II, “Evalegium Vitae” (1995), reitera a sua posição contra o aborto, controlo de natalidade, fertilização in vitro, engenharia genética e eutanásia. Defende também que a pena capital nunca é justificável. A sua 12ª encíclica, “Ut Unum Sint” (1996) refere temas que continuam a dividir as igrejas Cristãs, como os sacramentos da Eucaristia, o papel da Virgem Maria e a relação entre as Escrituras e a tradição. Nos anos 80 e 90, João Paulo II efectuou várias viagens, incluindo visitas a África, Ásia e América; em Setembro de 1993 deslocou -se às repúblicas do Báltico na primeira visita papal a países da ex. União Soviética. João Paulo II influenciou a restauração da democracia e liberdades religiosas na Europa de Leste, especialmente na sua Polónia natal. Reagindo ferozmente à dissidência no interior da Igreja, reafirmou os ensinamentos Católicos Romanos contra a homossexualidade, aborto e métodos “artificiais” de reprodução humana e controlo de natalidade, assim como a defesa do celibato dos padres. No ano 2000, o Ano Sagrado em que a Igreja reflectiu os seus 2000 anos de História, João Paulo II pediu perdão pelos pecados cometidos pelos Católico Romanos. Apesar de não ter mencionado erros específicos, diversos cardeais reconheceram que o papa se referia ás injustiças e intolerância do passado relativamente aos não-Católicos. Nestes males reconhece - se o período das Cruzadas, da Inquisição e a apatia da igreja. O pedido de desculpas precedeu uma deslocação de João Paulo II à Terra Santa. João Paulo II resistiu à secularização da igreja. Ao redefinir as responsabilidades da laicização, dos padres e das ordens religiosas, rejeitou a ordenação das mulheres e opôs - se à participação política e à manutenção de cargos políticos pelos padres. Os seus movimentos ecuménicos iniciais foram dirigidos para a Igreja Ortodoxa e para o Anglicanismo, e não para o Protestantismo Europeu. João Paulo II visitou Portugal por três vezes: a primeira visita de João Paulo II a Portugal, de 12 a 15 de Maio de 1982, ocorreu um ano após o atentado de que foi vítima em 13 de Maio de 1981. Em 2 de Março de 1983 fez escala em Lisboa viagem à América Central De 5 a 13 de Maio de 1991 esteve nos Açores, Lisboa, e novamente em Fátima. Uma outra visita, em que beatificou os videntes de Fátima, teve lugar em 12 e 13 de Maio de 2000.