quarta-feira, junho 24, 2009

Prémio Príncipe das Astúrias para Ismail Kadaré


O escritor albanês Ismail Kadaré foi distinguido com o Prémio Príncipe das Astúrias das Letras 2009. O trabalho do autor de "O Palácio dos Sonhos" foi destacado pelo júri que atribui o galardão "pela beleza e o profundo compromisso da sua criação literária".
Para justificar a sua escolha - o escritor fazia parte de uma lista de candidatos onde se encontravam o italiano Antonio Tabucchi ou o britânico Ian McEwan -, o júri defendeu que o autor, que considerou "uma das maiores figuras da literatura albanesa", enquanto escritor, ensaísta e poeta "atravessou fronteiras para se erguer numa voz universal contra o totalitarismo".
Nascido em 1936, em Gjirokaster, Kadaré sobreviveu a uma infância marcada pela II Guerra Mundial e à ocupação do seu país pela Itália fascista, a Alemanha nazi e a União Soviética. Em 1963, publica o seu primeiro romance, "O General do Exército Morto". Mais tarde seguem-se outros trabalhos, como "O Palácio dos Sonhos" (1992), "A Pirâmide" (1994), "Abril Despedaçado" (2002), "A Filha de Agamémnon e o Sucessor" (2008) e "Três Cantos Fúnebres pelo Kosovo" (2002), todos estes publicados em Portugal pela editora Dom Quixote.
Por várias vezes candidato ao Prémio Nobel da Literatura, Kadaré, considerado uma dos grandes escritores e intelectuais europeus do século XX e uma das principais vozes albanesas contra a presença sérvia no Kosovo, viu a sua obra traduzida em mais de 40 línguas.
O prémio atribuído a Kadaré, que tem o valor de 50 mil euros e incluiu ainda uma escultura criada por Joan Miró, será entregue em Outubro numa cerimónia em Oviedo.(Ípsilon).

1 comentário:

RS disse...

Viva, Armando.
Sempre um prazer visitar a Fábrica. Segui com prazer as entradas sobre a China.
Aguardo com expectativa a tua perspectiva da situação no Irão.
Abraço.