segunda-feira, outubro 24, 2005

Organização das Nações Unidas


A Segunda Guerra Mundial, com o seu rasto de mortes e destruição, foi a mola propulsora para a criação de uma organização mundial, após o fracasso da primeira tentativa, a Sociedade das Nações, fundada depois do primeiro conflito mundial. A ideia de criar uma comunidade de países surgiu ainda durante a Segunda Guerra Mundial e foi defendida pelo presidente norte-americano, Franklin Roosevelt, e pelo primeiro-ministro inglês, Winston Churchill.
O objectivo era uma aliança para garantir a paz, e prevenir futuros conflitos.
O nome “Nações Unidas”, concebido pelo presidente Roosevelt, foi empregado pela primeira vez na “Declaração das Nações Unidas”, em 1 de Janeiro de 1942, durante a Segunda Guerra Mundial.
Na ocasião, os representantes de 26 países estabeleceram um compromisso em nome dos seus governos de prosseguir em conjunto a luta contra as potências do Eixo.
A Carta das Nações Unidas foi redigida pelos representantes de 50 governos, reunidos em São Francisco, nos EUA, entre 25 de Abril e 26 de Junho de 1945, na Conferência das Nações Unidas sobre a Organização Internacional. Os delegados basearam os seus trabalhos nas propostas formuladas pelos representantes da China, Estados Unidos, Grã-Bretanha e União Soviética, em Dumbarton Oaks, entre Agosto e Outubro de 1944.
A Carta das Nações Unidas foi assinada, por 50 países, a 26 de Junho de 1945, no encerramento da Conferência de São Francisco, fixando os estatutos da comunidade das nações. Oficialmente, o Dia das Nações Unidas é comemorado a 24 de Outubro. Nesta data, em 1945, a Carta entrou oficialmente em vigor. A China, Estados Unidos, França, Grã-Bretanha e União Soviética obtiveram uma representação permanente e o direito de veto no Conselho de Segurança. Dos 193 países que existem no mundo, apenas dois países não fazem parte da Organização das Nações Unidas: o Vaticano e o Taiwan.
O feito mais notável da ONU é a proclamação da Declaração Universal dos Direitos Humanos, em 1948.

Sem comentários: