terça-feira, outubro 02, 2007

Guerrilheiro Heróico


Fotografia Alberto Diaz "Korda"
A imagem do guerrilheiro argentino, Ernesto "Che" Guevara, com olhar distante, de cabelos longos debaixo de uma boina com uma estrela, já virou ícone popular omnipresente do século 20.A fotografia despertou a imaginação dos estudantes parisienses que se revoltaram nas ruas em Maio de 1968 e virou símbolo da revolta idealista de toda uma geração.
O autor desta fotografia, o cubano Alberto Diaz, mais conhecido como Korda, chamou-a de "Guerrilheiro Heróico". A fotografia mundialmente famosa foi obtida em 1960, durante a cerimónia fúnebre pelos guerrilheiros cubanos que perderam a vida na Revolução.
A foto de Korda não foi publicada pelo jornal onde trabalhava, no dia seguinte. Sete anos mais tarde, quando o editor italiano Giangiacomo Feltrinelli apareceu procurando uma foto para a capa de uma edição do “Diário Boliviano” de Che, Korda deu-lhe duas cópias da foto de graça.
Che Guevara foi capturado seis meses depois na selva boliviana, após o fracasso da sua tentativa de fazer uma revolta de camponeses na Bolívia. Ao ouvir a notícia de sua morte, Feltrinelli cortou a foto e publicou pósteres grandes, que em pouco tempo, venderam 1 milhão de cópias. Che Guevara foi transformado em mártir, celebridade pop e ícone radical.
Korda disse: nunca recebi um centavo de Feltrinelli.

Sem comentários: