quarta-feira, novembro 24, 2004

Adbusters

A Adbusters, é uma organização mundial fundada pelo canadiano Lasn Kalle, com o objectivo de resistir ao consumismo desenfreado da nossa época.
É uma organização de gente comum - artistas, jornalistas, estudantes, educadores, publicitários, etc. etc. etc.- que quer mudar a maneira de consumir, e questionar as estruturas de poder de forma a divulgar alternativas à maneira que vivemos nesta Era de Informação.
As acções realizadas pela Adbusters Media Foundation visam chamar a atenção da população mundial para o estrago que as grandes corporações (McDonald's, KFC, Pepsi, Coca Cola, Texaco, Nike, Adidas, Microsoft, Calvin Klein, Marlboro, Camel, Absolut Vodka, Benetton, Etc.) causam nas sociedades e culturas a nível global, incluindo todas as implicações ecológicas e que o consumismo não destrua irreversivelmente o Planeta.
É nesta linha de pensamento que a Adbusters vem realizando "Buy Nothing Day", dia sem compras, que este ano se realiza no dia 26 de Novembro, em que propõe que se passem 24 horas sem dispender qualquer cêntimo e em que pôem em questão toda a maneira como efectuamos o consumo, especialmente daquilo que é supérfluo.
Como somos livres, é uma questão de opção.

1 comentário:

zero disse...

se um dia a Adbusters tivesse a mesma projecção international que as empresas que se propõe combater, o dano causado ao planeta seria bem pior que o dano causado pelas empresas referidas.

quem mete no mesmo saco e indistintamente as empresas citadas propondo para todas a mesma táctica de combate, terá sempre alguma dificuldade em distinguir um pé das meninges ... ou uma pila de um chupa chupa