sábado, abril 02, 2005

O Terceiro Mais Longo Pontificado


O Pontificado do Papa João Paulo II, foi o terceiro mais longo da História da Igreja Católica e Apostólica Romana.

O mais longo Papado foi, até agora, o de São Pedro, o primeiro da lista, mesmo se na altura ninguém falava em Papa ou em qualquer outro título. Pedro foi um dos discípulos que acompanhou Jesus Cristo e dele receberia o mandato de ser o “primus inter pares”, de acordo com a tradição católica. De acordo com os historiadores, Pedro terá desempenhado a sua função durante 34 ou 37 anos.

O segundo na lista dos mais longos pontificados é Pio IX, que também ultrapassou o marco dos 30 anos: governou a Igreja Católica de Junho de 1846 a Fevereiro de 1878.

João Paulo II, foi o terceiro com 26 anos, cinco meses e dezassete (?) dias, eleito em 16 de Outubro de 1978, tomou posse no dia 22 de Outubro.

O quarto nesta lista é Leão XIII, o Papa que inaugurou o pensamento social católico contemporâneo com a encíclica “Rerum Novarum” (“Sobre as coisas novas”). Leão XIII ocupou o lugar durante 25 anos e cinco meses, entre 1878 e 1903.

Pio VI (1775-1799), foi Papa durante 24 anos, seis meses e sete dias. Na verdade, o seu pontificado foi mais breve: Pio VI, que morreu em Valence, foi deposto em 1798 e os Estados Pontifícios transformados numa república, com o acordo de Napoleão.

Sem comentários: