segunda-feira, novembro 07, 2005

Para Além do Fim do Mundo

A verdadeira história da ousada viagem de circum-navegação do navegador português Fernão de Magalhães no século XVI.
Em 1519, Fernão de Magalhães zarpou de Sevilha com a sua frota de cinco navios e 260 homens, disposto a descobrir uma rota marítima para as Ilhas das Especiarias, por Ocidente.

Fernando de Magalhães tinha um só objectivo: em vez de contornar o continente africano pelo leste, como tinha feito Vasco da Gama, atravessar o Atlântico e chegar às lendárias ilhas cruzando o continente americano. Três anos depois, 10 de Setembro de 1522, apenas um dos navios retornou a Sevilha, tripulado por dezoito marinheiros esquálidos e sem o seu comandante, que entraram para a história como os primeiros homens a conseguir fazer a viagem de circum-navegação do globo.
Em "Para Além do Fim do Mundo", o jornalista e escritor Laurence Bergreen narra, com riqueza de detalhes e inúmeras revelações, a verdadeira história da incrível viagem circum-navegação de Fernão de Magalhães – uma odisseia pontuada por tormentas, motins, violência e luxúria –, cujas transformações repercutem até aos dias de hoje.
Fruto de extensa pesquisa, o livro oferece uma nova visão sobre uma das maiores aventuras da história. Laurence Bergreen descreve a violência usada por Magalhães para conter os motins dos seus marinheiros, assim como as práticas sexuais experimentadas pela tripulação, das orgias no Brasil aos costumes bizarros do Pacífico Sul. Vemos como os marinheiros suportaram fome, doenças e tortura, e como muitos deles sucumbiram – inclusive Magalhães, morto brutalmente numa sangrenta batalha.
Homem de grande tenacidade, astúcia e coragem, o navegador português foi uma personalidade contraditória. Tanto heróico quanto tolo, ao mesmo tempo perspicaz e obtuso, Fernando de Magalhães foi um visionário cujos instintos ultrapassaram seus ideais. Ambicioso a ponto de torturar e matar para manter o controle dos seus navios e marinheiros, ele sobreviveu a inúmeros riscos naturais além dos vários motins violentos na sua frota, e foram preciso nada menos do que mil e quinhentos homens para matá-lo.
Laurence Bergreen nasceu em Nova Iorque, em 4 de Fevereiro de 1950. É autor de "Viagem a Marte: NASA's Search for Life Beyond Earth", e das elogiadas e definitivas biografias de Louis Armstrong, Al Capone e Irving Berlin. Laurence Bergreen é correspondente internacional da revista "Newsweek" e colaborador de jornais, como o "The New York Times" e o "Los Angeles Times". É formado pela Universidade de Harvard e vive em Nova Iorque.
Título:Fernão de Magalhães - Para Além do Fim do Mundo.
Autor:Laurence Bergreen.
Tradução:Inês Castro.
1ª edição Julho 2005.

Sem comentários: