segunda-feira, outubro 31, 2005

Quercus: 20 Anos


Em finais de 1984, vários activistas provenientes de diversas associações ambientalistas, decidiram criar uma nova organização que desse corpo à necessidade que se fazia sentir da existência de uma associação nacional mais actuante na área da conservação da Natureza.
Esta nova associação, fundada a 31 de Outubro de 1985 e inicialmente com sede em Braga, passava a designar-se por Quercus - Grupo para a Recuperação da Floresta e Fauna Autóctones.
A própria denominação, utilizando o termo Quercus, nome científico do género a que pertencem os carvalhos, sobreiros e azinheiras, as árvores predominantes do coberto vegetal primitivo do nosso País, e o seu símbolo - uma folha e uma bolota de carvalho-negral (Quercus pyrenaica) - eram reveladores das preocupações dos seus fundadores, com a conservação da vida selvagem.
No 3º Encontro Nacional da Associação, que decorreu a 1 de Novembro de 1987 no Porto, o “Grupo Quercus” altera a sua denominação para “Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza”, mais concordante com a maturidade e o estatuto de intervenção que a associação já atingira.
A Associação portuguesa de defesa do ambiente e conservação da natureza, é uma organização não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos, conta com cerca de 4000 associados distribuídos por 20 núcleos regionais e delegações de norte a sul de Portugal.
Intervém nas áreas de estudo e protecção dos recursos naturais, de denúncia e intervenção em caso de ameaça ao ambiente, de gestão de espaços naturais e de acções práticas de protecção de recursos naturais, de educação ambiental e de estudos de carácter técnico em áreas como resíduos sólidos urbanos, reciclagem, água de consumo humano e resíduos industriais.
Em 1992, a Associação recebeu o Prémio Global 500 das Nações Unidas e o título de membro honorário da Ordem do Infante D. Henrique, atribuído pelo Presidente da República, Mário Soares.

Link:quercus.

Sem comentários: