Joe Rosenthal nasceu em 9 de Outubro de 1911 em Washington. Durante a Grande Depressão mudou-se para São Francisco, onde começou a trabalhar no Newspaper Entrepise Association. Depois de concluir o curso universitário foi trabalhar para o San Francisco News onde trabalhou como redactor e fotógrafo. Na altura da célebre fotografia ("Raising the Flag on Iwo Jima"), Joe Rosenthal trabalhava para a Associated Press. Depois da Segunda Guerra Mundial mudou-se para o San Francisco Chronicle, onde trabalharia 35 anos até se reformar. Ontem o San Francisco Chronicle, anunciou que, Joe Rosenthal, morreu. Tinha 94 anos e morreu enquanto dormia no domingo, num um asilo para idosos em Novato, Califórnia.
Joe Rosenthal ficou mundialmente conhecido pela fotografia dos marines americanos a colocarem a bandeira americana em Iwo Jima (Japão). Rosenthal, ganhou o Prémio Pulitzer com a lendária foto, tirada no dia 23 de Fevereiro de 1945, quando trabalhava como correspondente de guerra da Associated Press.
A fotografia a preto e branco, mostra seis soldados esforçando-se para içar um mastro com a bandeira americana no Monte Suribachi, durante a batalha pela estratégica ilha de Iwo Jima, na qual morreram quase 20 mil japoneses e mais de seis mil norte-americanos.
Rosenthal, teve que lutar durante toda a vida contra aqueles que diziam que a fotografia tinha sido foi forjada. Joe Rosenthal sempre afirmou que o momento foi espontâneo. No entanto, numa uma entrevista de 1995, explicou que aquela fora a segunda vez que os marines erguiam a bandeira no monte porque os comandantes das forças americanas quiseram colocar uma bandeira maior que a içada originalmente.
A Razão da Mudança
Há 14 anos
Sem comentários:
Enviar um comentário