sábado, agosto 19, 2006

Sérgio Vieira de Mello


(15 de Março 1948 – 19 de Agosto 2003)
Passam hoje três anos sobre o brutal atentado que vitimou Sérgio Vieira de Mello. À frente de importantes missões humanitárias da ONU no Líbano, no Ruanda, em Timor Leste, no Kosovo e no Iraque, Sérgio Vieira de Mello era uma das mais respeitadas figuras da diplomacia internacional.
A sua actividade profissional, até a sua trágica morte em 19 de Agosto de 2003, esteve dedicada à reconstrução de comunidades que sofreram as nefastas consequências de guerras e de violências extremas. O carácter humanista de sua formação, associado ao seu talento para a negociação e a defesa da democracia mesmo em situações adversas, foram factores chave do sucesso de muitas de suas iniciativas.
Sérgio Vieira de Mello nasceu no Rio de Janeiro em 15 de Março de 1948. Com menos de um mês de vida mudou-se para Buenos Aires, onde o pai era diplomata.Formou-se na Universidade de Paris em 1969, e nesse mesmo ano entrou para o Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur), em Genebra, Suíça.Na década de 70, simultaneamente com os estudos em Paris, trabalhou em missões da ONU em Bangladesh, Sudão, Chipre, Moçambique e Peru.
Em 1974, Vieira de Mello completou o seu doutoramento em Filosofia em Paris e, na década seguinte, terminou o doutoramento em Ciências Humanas na Universidade de Sorbonne, também na capital francesa. No início dos anos 80, foi conselheiro político das Nações Unidas no Líbano, durante a ocupação israelita.
Nos anos 90, Vieira de Mello actuou na repatriação de refugiados do Camboja e foi representante das Nações Unidas na Bósnia-Herzegovina.
Teve também uma importante participação como administrador do governo de transição do Timor Leste, até que fossem feitas as primeiras eleições no recém-criado país.
Em 12 de Setembro de 2002, foi nomeado Alto Comissário de Direitos Humanos da ONU e, em Junho de 2003, tornou-se representante especial do secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, para o Iraque.
Perdeu tragicamente a vida, num ataque terrorista no dia 19 de Agosto de 2003.
O seu exemplar desempenho, em defesa dos direitos e dos valores humanos, inspira a perpetuação da sua memória.

Sem comentários: