terça-feira, abril 21, 2009

"Tesouro Nacional"


O espólio de Fernando Pessoa encontra-se já em fase de classificação, tendo a Biblioteca Nacional (BN) considerado que se trata de material com valor de "tesouro nacional".
Essa conclusão foi publicada em Diário da República, dia 17, decorrendo agora o prazo de 20 dias úteis para que todos os interessados se pronunciem. Após essa data, recordou ao Diário de Notícias Jorge Couto, director da BN, "será elaborado o projecto de documento - classificação como bem nacional ou como tesouro nacional - que o Ministério da Cultura [MC] submeterá a Conselho de Ministros, seguindo-se a promulgação do Presidente da República".
A BN tem em sua posse "mais de 27 mil documentos", incluindo um lote que foi a leilão em 2008 e sobre o qual o MC exerceu direito de preferência, com um apoio da REN de cerca de 150 mil euros.
"Na posse de particulares há cerca de uma centena de documentos e os herdeiros têm alguns milhares de folhas", adiantou Jorge Couto. Após a classificação nenhum desse material poderá ser exportado, só saindo do País (para exposições, por exemplo) com autorização da BN. (Diário de Notícias).

1 comentário:

PB Pereira disse...

Parabéns pelo novo espaço. Arejado e cheio de boas companhias. Faulkner, Beckett, Borges, Pessoa, Steinbeck, Wilde. E outos que se seguirão. Como costuma dizer o Luís, não é para todos. Das Margens do Rio, aquele abraço. (Havemos de falar de fotografias e de postais, aliás, cartofilia)