quarta-feira, maio 11, 2005

Ponte Arrábida


Edgar Cardoso (11 de Maio de 1913 - 5 de Julho de 2000) .
Edgar António de Mesquita Cardoso, ficou conhecido, sobretudo, pelas pontes que projectou, embora o seu nome esteja também ligado à ampliação do Aeroporto do Funchal, aos suportes da alameda do Parque Eduardo VII sobre a Estufa Fria, ao Cine-Teatro Império, às construções do Avis e Sheraton, tudo em Lisboa, e aos edifícios das Faculdades de Letras, Medicina e Matemática da Universidade de Coimbra.

Ponte Arrábida

Em Março de 1952 a J.A.E.(Junta Autónoma das Estradas), adjudicou a elaboração dos anteprojectos a um Engenheiro de Pontes de renome mundial - o Professor Edgar Cardoso. O projecto viria a ser aprovado em 1955.
Das inúmeras pontes que Edgar Cardoso erigiu por todo o mundo, a da Arrábida, no Porto, foi a obra que consagrou definitivamente a engenharia portuguesa, afirmando-se na época, como o maior arco de betão armado do mundo.
O arrojo, vanguarda e originalidade desta obra impressionara até técnicos estrangeiros de renome, pelo que vieram repórteres de jornais e televisões estrangeiras para fotografar e filmar a queda do cimbre metálico que iria suportar a estrutura de betão. Este cimbre teve que ser fechado ao centro de uma forma muito particular - içando a partir do rio o conjunto central (78 m, 500 toneladas), por meio de dericks, até o fechar completamente.
O seu vão de 270 m, e 52 m de flecha, arco esse constituído por duas costelas ocas paralelas, de 8 m de largura ligadas entre si por contraventamento longitudinal e transversal, que suporta um tabuleiro com cerca de 27 m de largura.
Os trabalhos tiveram início em Março de 1957 e a ponte foi inaugurada a 22 de Junho de 1963. A sua construção implicou o uso de 58.700 m3 de betão armado, para além de 2.250 toneladas de aço em varão, e 2.200 toneladas de aço laminado, no cimbre utilizado.
A ponte da Arrábida foi assim a primeira ponte do Douro a ser inteiramente realizada pela engenharia portuguesa.

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