segunda-feira, dezembro 13, 2004

Wassily Kandinsky


Passam hoje 60 anos sobre a morte de Kandinsky.
Wassily Kandinsky nasceu em Mosvovo em 16 de Dezembro de 1866 e morreu em Paris (Neuilly-sur-Seine) no dia 13 de Dezembro de 1944. Estudou Direito e Economia na Universidade de Moscovo, mas desistiu dos cursos.Os seus primeiros estudos de pintura ocorreram em Munique em 1896. Na década de 1910 desenvolve os primeiros estudos não figurativos, fazendo com que seja considerado o primeiro pintor ocidental a produzir uma tela abstrata.Desenvolve a arte abstrata até ao fim da sua vida. Junto com Piet Mondrian e Kasemir Malevich, faz parte do trio sagrado da abstracção, sendo o mais famoso.
Quando do advento da Revolução Russa, volta à Rússia interessado nos rumos do país, mas desentende-se com as teorias da arte oficiais e regressa à Alemanha em 1921.Em constante contacto com os artistas de vanguarda passa a leccionar na Bauhaus, tinha-se naturalizado alemão em 1928, até à subida ao poder de Hitler, em 1933. Em 1937 o Estado alemão confiscas todos os quadros do artista.
Em total oposição com o regime nazista, foge para França em 1939, onde se naturalizou e viveu até ao fim da sua vida, em Neuilly-sur-Seine.

Sem comentários: