sábado, maio 31, 2008

Super - Homem


O Super-Homem, ícone entre os super-heróis de banda-desenhada, foi publicado pela primeira vez há setenta anos.
Criado por Jerry Siegel (argumento) e Joe Shuster, dois amigos judeus que cresceram juntos em Ohio, o Super-Homem surgiu pela primeira vez, musculado, de capa vermelha e a erguer um carro, a 01 de Junho de 1938 na publicação Action Comics.
Ao longo deste 70 anos, os diferentes autores foram criando novas personagens, como o super-cão, acrescentaram poderes ao super-herói, encenaram a sua morte e confrontaram-no com Batman.
O Super-Homem nasceu no planeta Kryton, com o nome de baptismo Kal-El, e foi enviado para a Terra ainda criança, tendo sido adoptado por uma família do Kansas, que o baptizou de Clark Kent.
Há várias teorias sobre a génese do Super-Homem, mas as mais citadas são o gosto comum dos autores por ficção científica e literatura de cordel e pela personagem Hugo Danner, do livro “Gladiator”, de Philip Gordon Wilie, que tinha capacidades sobre-humanas devido a experiências científicas. Sansão, Hércules, Moisés e Fritz Lang são outras referências que podem ajudar a explicar quem é Super-Homem, cuja identidade oficial - Clark Kent - alegadamente resulta da combinação dos nomes Clark Gable e Kent Taylor. Depois de aprender a dominar os seus super-poderes, como a força desmesurada e a capacidade de voar, o Super-Homem combatia o Mal ao mesmo tempo que se camuflava num emprego num jornal – o Daily Planet.
Qualquer boa história de BD com super-heróis tem que ter um vilão e nas do Super-Homem o mau da fita é Lex Luthor, enquanto Lois Lane entra nas cenas românticas.
Símbolo da cultura popular norte-americana, o Super-Homem rapidamente saltou das páginas das revistas de BD para a rádio, televisão, cinema e jogos de computador.
O sucesso de Super-Homem desencadeou o aparecimento de dezenas de outros super-heróis na banda desenhada, como o Capitão América, Batman e Homem-Aranha. (Lusa).

Sem comentários: