sexta-feira, junho 06, 2008

Praia de Omaha, Dia D


Fotografia de Robert Capa /Magnum Photos
A foto é a hora H, em Omaha Beach, onde se vê as tropas de assalto aliadas a chafurdarem nas ondas e entre obstáculos, debaixo do fogo do inimigo. Esta foto de Bob Capa é provavelmente a fotografia mais reproduzida do Dia D.
Robert Capa, estava na praia de Omaha, Normandia, na primeira onda do Dia D, a trabalhar para a LIFE. Nadou no mar gelado, escapou das balas alemãs e atingiu a praia. A sua reportagem, feita debaixo de fogo cerrado alemão, durou noventa minutos. No fim, foi tomado pelo pânico e apanhou um barco de regresso para um navio de guerra.
Em Londres, um assistente de fotografia estragou as películas e apenas se aproveitaram onze fotos, não muito nítidas. A revista LIFE tem outra versão, segundo escreveu “devido à extrema tensão do momento, Capa tremeu, e daí a falta de nitidez da fotografia”.
É possível, que o assistente tenha sido incompetente ou que Capa tivesse tremido, no entanto é bom lembrar a célebre frase do fotógrafo: “se as tuas fotografias não forem bastante boas é porque não estavas suficientemente perto”.

Sem comentários: