sábado, julho 02, 2005

O Longo Caminho para a Justiça


Vinte anos depois da edição histórica do "Live Aid", Bob Geldof regressa com o "Live 8" e uma potencial repetição do gigantesco fenómeno de solidariedade mundial. Hoje, a partir das 14 horas, dezenas de concertos gratuitos decorrem entre Paris, Londres, Roma, Tóquio, Filadélfia, Berlim, Joanesburgo, Moscovo, Cornualha e Barrie.
O maior concerto humanitário da história, foi baptizado “Live 8” porque decorre perto da data em que os representantes do G-8 se encontram na Escócia . O Live 8 insere-se na campanha makepovertyhistory, que inclui ainda um desfile para o qual se espera a presença de cerca de 1 milhão pessoas e que conta também com o apoio de centenas de Organizações Não-Governamentais. Ao contrário do que sucedeu com a iniciativa de 1985 , a causa do "Live 8" não se prende com a recolha de fundos para África, mas com a criação de uma consciência mundial contra a pobreza africana.
O encontro do G-8 ocorre entre os dias 6 a 8 de Julho, em Edimburgo, Escócia. Será nesse dia e nesse local que culmina o "Live 8". A organização apelou à assistência dos concertos de encerramento de Edimburgo para integrar a marcha "Long walk to justice", manifestação contra a pobreza do povo africano que passará à porta do edifício onde os líderes políticos, George W. Bush, Tony Blair, Jacques Chirac, Gerhard Schroeder, Silvio Berlusconi, Paul Martin, Junichiro Koizumi e Vladimir Putin estarão reunidos, com o objectivo de pressionar este Grupo a perdoar "o total da dívida externa, maior investimento na ajuda humanitária e estabelecimento de regras de comércio justo", afirma Bob Geldof.
No total, o evento tem a possibilidade de ser seguido por 85% da população mundial, o que se traduz em cerca de 5,5 mil milhões de pessoas, através da televisão, rádio e internet. Em Portugal, a emissão do "Live 8" será transmitido pela RTP1, entre as 14h15 e as 18h30 e depois da 01h00 às 4h45, pela 2:,entre as 19h30 e as 21h e pela Antena1, a partir das 14h00. A RTPN e a Antena 3 terão igualmente directos ao longo do dia.

Uma assinatura pode fazer a diferença.
One day.One dream. One Declaration.


Sem comentários: