quarta-feira, julho 06, 2005

Quem dá Pão, dá Educação


O grande dia chegou!
A reunião dos líderes do G8, começa hoje em Gleneagles, cerca de 80 quilómetros de Edimburgo, Escócia. A cidade de Edimburgo é uma cidade em estado de guerra, mais de 10.000 policias patrulham a cidade, onde são esperados milhares de pessoas para participar nos protestos contra a pobreza e contra esta globalização. O encerramento do Live 8, será efectuado hoje com uma marcha sob o lema de “Longo caminho para a justiça”. Bob Geldof pediu que um milhão de pessoas se manifestem contra a pobreza na capital escocesa, onde também se realizará um concerto com a participação de Bono, U2, The Corrs e outros.
Bob Geldof e Bono querem que a pressão popular obrigue o G8 a perdoar a dívida externa dos países pobres. Da reunião dos G-8 espera-se o perdão da totalidade da dívida dos países africanos, a duplicação da ajuda anual para África e a eliminação das barreiras comerciais com os países africanos. A par da necessidade de resolver este grave problema de injustiça e pobreza extrema espera-se dos G-8 medidas mais profundas para resolver a gravíssima situação do Continente Africano, como a exigência de mais Democracia, criação de instituições de controle, luta contra a corrupção, fim de ditaduras e governos corruptos e sanguinários, muitas das vezes, quase sempre, apoiados pelos G-8. Resolução prioritária da grande calamidade que é a SIDA, combate ao tráfico de armas, fim da pilhagem dos recursos naturais. Resolução dos graves problemas de escravatura, de genocídio e de toda a espécie de crimes contra a humanidade, um quotidiano deste Continente.
Espera-se benevolência da parte dos G-8, mas exige-se responsabilidade aos países africanos, senão teremos um concerto de 20 em 20 anos, até à eternidade.

Sem comentários: