quinta-feira, setembro 08, 2005

À atenção das senhoras...

As doenças cardíacas são a principal causa de morte entre as mulheres europeias, segundo um estudo apresentado numa conferência na Irlanda.
As doenças cardíacas são dez vezes mais frequentes que o cancro da mama, disse o professor Ian Graham, do hospital Adelaide and Meath, de Dublin, na conferência anual da Sociedade Europeia de Cardiologia.
Segundo a professora Caroline Daley, do Royal Brompton Hospital, de Londres, o estudo realizado em 32 países europeus indica que as doenças cardiovasculares contribuem para 55% da mortalidade feminina e para 43% da masculina.
O problema, afirmam especialistas, é que as mulheres têm menos probabilidades de receber um diagnóstico correcto e uma medicação adequada quando sofrem com esse tipo de doença.
Segundo Graham, as mulheres estão, além disso, muito pouco representadas nos testes de novos tratamentos contra essas doenças.
“O risco de uma mulher morrer no prazo de um ano após sofrer um primeiro ataque cardíaco é duas vezes maior do que o do homem”, explicou o professor Graham. Segundo o médico, as doenças cardíacas desenvolvem - se nas mulheres dez anos depois do que nos homens.
Em ambos os sexos, o tabaco, um alto nível de colesterol e a hipertensão aumentam o risco de sofrer de algum ataque cardiovascular.
Depois da menopausa, as mulheres que apresentam esses factores de risco têm mais riscos de desenvolver uma doença cardiovascular que os homens de mesma idade. Os riscos de morrerem também são maiores.
As probabilidades de uma mulher ser submetida a uma cirurgia cardiovascular, por outro lado, são menores. Além disso, o sexo feminino responde pior ao tratamento para desbloquear as artérias, porque geralmente a doença entre as mulheres é detectada numa idade mais avançada.

Sem comentários: