quarta-feira, janeiro 30, 2008

Do Céu Caiu Uma Estrela


O filme Do Céu Caiu uma Estrela, produzido e realizado por Frank Capra a partir do conto The Greatest Gift, escrito por Philip Van Doren, é o filme familiar por excelência, não admira que se tenha tornado um clássico da época natalícia, porventura, o melhor de todos os filmes de Natal.
O filme conta-nos a história de um rapaz desajeitado e de bom coração, George Bailey, interpretado por James Setwart, que cresce no Conneccticut, numa pequena cidade, com o desejo de viajar pelo mundo. O dever, todavia impede-o de concretizar o seu sonho e retira-lhe a liberdade de acção. Por outro lado, a vida recompensa-o, George, dando-lhe o coração de Mary, papel desempenhado por Donna Reed, a beldade local, com quem se casa e tem quatro filhos. Para além da família, George Bailey, encontra satisfação na filantropia, dando ajuda aos trabalhadores da sua cidade na obtenção de casa. A dada altura, George vê-se responsabilizado pelo controle da empresa familiar, para que ela não encerre ou vá parar às mãos do banco. Com o passar do tempo, o trabalho e as privações levam George a tentar suicidar-se, saltando para isso de uma ponte. No momento que se prepara para saltar, aparece o anjo Clarence, que mostra a George o que teria acontecido, caso o seu desejo se concretizasse. A vida só lhe será devolvida se se convencer do seu valor. E então a vida voltará ao normal e Clarence, um anjo de segunda classe, conquistará as suas asas.

Origem: E.U.A ( Liberty, RKO, 130 min., Película a preto e branco)
Idioma: Inglês
Data de estreia: 20 Dezembro 1946
Realização:
Frank Capra
Produção: Frank Capra
Argumento: Philip Van Doren e Frances Goodrich
Elenco: James Stewart, Donna Reed, Lionel Barrymore, Thomas Mitchell, Henry Travers, Beulah Bondi, Frank Faylen, Ward Bond, Gloria, Grahame.

Sem comentários: