segunda-feira, outubro 31, 2005

Combate à Malária


Esta notícia difundida pela BBC Brasil, está de todo relacionada com o post anterior.
A Fundação Bill e Melinda Gates está financiando três projectos internacionais por um período de cinco anos. Bill Gates está doando 258,3 milhões de dólares para pesquisas de combate à malária
Bill Gates disse que a malária é uma “epidemia esquecida”. ‘Milhões de crianças já morreram de malária porque não têm a protecção de uma rede ao redor da cama ou porque não receberam o tratamento adequado”, afirmou o empresário.
‘Se nós expandirmos programas de controle da malária e investirmos o que é preciso em pesquisa e desenvolvimento, nós podemos acabar com essa tragédia”, completou.
O projecto da Liverpoll School of Hygiene and Tropical Medicine irá receber quase 50 milhões de dólares para estudar formas de controle do mosquito que espalha a doença.
O Malaria Vaccine Initiative (MVI), que está realizando testes em Moçambique da vacina contra a malária da GlaxoSmithKline, receberá 107,6 milhões de dólares.
Segundo os pesquisadores, aparentemente a vacina oferece protecção parcial para crianças bem jovens, reduzindo os riscos de uma forma mais grave da doença em 58%.
Os novos testes vão envolver dez mil crianças. O objectivo é saber se é seguro administrar a vacina contra a malária juntamente com outras geralmente dadas na infância.
Depois disso, a intenção é que a vacina passe a fazer parte do programa de imunização africano até 2011, segundo a directora da MVI, Melinda Moree.
Já o projecto Medicines for Malaria Venture (MMV) irá receber 100 milhões de dólares para desenvolver novos remédios que serão mais baratos e de uso facilitado para países mais pobres.

Sem comentários: