domingo, outubro 09, 2005

John Lennon


O músico John Lennon, morto em 1980, completaria 65 anos neste Domingo. O cantor foi assassinado no dia 8 de Dezembro, em frente ao edifício onde morava, em Nova Iorque.
John Winston Lennon nasceu no dia 09 de Outubro de 1940 em Liverpool. Filho de Julia e Alfred Lennon, teve o pai ausente em toda a sua vida e acabou sendo criado por uma tia. Estudou na Quarry Bank Grammar School, escola que viu o nascimento dos “Quarrimen” ( que mais tarde dariam origem aos Beatles). Aprendeu a tocar guitarra com a sua mãe, que o visitava esporadicamente, até que morreu atropelada, quando John era adolescente. Isso aproximou-o de Paul McCartney, que havia perdido a sua mãe na mesma época. Em 1957 ingressou na Liverpool Art College, onde conheceu Cynthia Powel, que se tornaria a sua primeira esposa, casando-se em 23 de Agosto de 1962. Naquela época os Beatles começavam a escalada da fama e digressões, gravações, filmes e outros compromissos fizeram de John um marido ausente e foi o motivo pelo qual, o seu filho Julian, nascido em 1963, pouco contacto tivesse tido com ele..
John Lennon sempre foi o líder intelectual dos Beatles, e durante a 1ª fase, ele foi o grande responsável pela maioria das canções da banda, facto que iria reverter em prol de Paul McCartney de 1966 em diante.
Escreveu dois livros com poemas enquanto estava com o grupo: “In His Ows Write” ( 1964 ) e “A Spaniard in The Works” ( 1965 ). Em 1966 fez a famosa declaração de que "os Beatles eram mais famosos que Jesus Cristo”, frase mal interpretada quando foi colocada fora do seu contexto original. Recebeu em 1966 a medalha do Império Britânico ( devolvida em 1969 em repúdio pelo envolvimento da Inglaterra na guerra do Biafra ). No mesmo ano, numa exposição de artes na ‘Indica Gallery’, em Londres, conhece Yoko Ono, e começa a envolver-se com drogas pesadas. No final desse mesmo ano vai para a Espanha filmar “How I Won The War”’, de Richard Lester. Em 1968 o casamento de John e Cynthia terminou, começando a viver com Yoko Ono, com a qual casaria em Gibraltar em 20 de Março de 1969. Troca aí seu nome de John Winston Lennon para John Ono Lennon.
Com Yoko Ono, toma conhecimento de novas formas de manifestações artísticas e lançam discos nada convencionais, como ‘Two Virgins’ ( que se tornaria famoso pela capa dos dois nus ), ‘Life With The Lions’ e ‘Wedding Album’. Nesse mesmo ano, os dois são presos por posse de haxixe numa rusga policial.
Também com Yoko, fez uma série de filmes Avant Garde, como ‘Fly’,’Self Portrait’, ‘Smile’ e ‘Erection’. As campanhas pela paz, como as famosas entrevistas na cama num hotel em Toronto, ou simplesmente dentro de um saco, fizeram do casal, um símbolo da paz.
Formou a banda ‘The Plastic Ono Band’ para um concerto pela paz em Toronto, e a música “Give Peace a Chance” tornou-se o hino do movimento Hippie.
Com o fim dos Beatles, em 1970, John inicia uma carreira a solo. O segundo disco a solo, ‘Imagine’, tornou-se um fenómeno de vendas e a música uma obra prima.
No final de 1971 o casal muda-se para Nova Iorque, onde estabelecem residência, facto pelo qual durante quase 5 anos fez com que John Lennon não pudesse sair dos Estados Unidos, pela falta do visto de permanência ( devido à posse de drogas na Inglaterra ). Só iria conseguir o ‘Green Card’ em 1976. Campanhas anti Guerra do Vietname e posições políticos de esquerda, fizeram dele uma pessoa “perigosa” para o Governo de Richard Nixon, e muitas vezes foi seguido pelo FBI e teve o seu telefone sobre escuta. Nessa época, ele e Yoko lançam o disco “Sometime in New York City”.
Em 1973 John e Yoko fazem uma breve separação e John passa a viver em Los Angeles com sua secretária May Pang. Nessa fase grava dois discos: “Mind Games”’ e ‘Walls and Bridges”. Nessa época começa a gravar o disco “Rock’n’Roll”, que só seria terminado 2 anos mais tarde.A separação de John Lennon e Yoko Ono termina em 1975.
Compram vários apartamentos no edifício Dakota, em Nova Iorque, onde John se torna pai pela 2ª vez. Sean Ono Lennon nasce no mesmo dia do aniversário de John, em 09 de Outubro de 1975. John Lennon começa então um jejum musical de 5 anos, fazendo pão e vendo seu filho crescer. Yoko Ono toma conta dos negócios. O movimento “new wave” deu um novo fôlego a John e Yoko para retornarem aos estúdios, para gravarem em 1980, o disco “Double Fantasy”. O Disco tornou-se um mega sucesso comercial. A 8 de Dezembro de 1980, John Lennon foi abordado por um fã que lhe pediu um autografo à saída do seu prédio em Nova Iorque. Lennon assinou a capa do disco. Mark David Chapman, permaneceu junto ao edifício durante algumas horas. Quando Lennon regressou, Chapman disparou cinco tiros certeiros ao corpo de John. Lennon faleceu a caminho do hospital. Tinha 40 anos.

Concordo com Sir Paul McCartney, quando afirmou, dois dias após a sua morte: “John era um grande homem, que será lembrado pelas suas originais contribuições na arte, na música e na paz mundial”.

Sem comentários: