sábado, agosto 23, 2008

Lightning Bolt


O atletismo mundial andava à procura de um “rei” da velocidade, encontrou-o nestes Jogos Olímpicos: Usain Bolt. Chegado a Pequim discretamente, Usain Bolt sai destes Jogos, como a grande figura do atletismo mundial; triplo campeão olímpico e triplo recordista mundial.
No estádio Ninho de Pássaro, Usain Bolt fez o pleno: três finais, três vitórias e três recordes mundiais… e que três recordes.

Na prova dos 100m, a superioridade com que ganhou a prova com o recorde mundial de 9,69s deixou toda a gente alucinada. No entanto o mais importante estava para vir com a prova dos 200 metros, onde estava o mais difícil, apetecível e inacessível recorde mundial, que pertencia a Michael Johnson desde dos Jogos Olímpicos de Atlanta 1996, com o fabuloso tempo de 19,32 s. Com uma corrida do outro mundo, Usain Bolt, chegou ao fim com o cronómetro a marcar a incrível marca de 19,30s.
Nos últimos 12 anos todos os velocistas eram comparados com Michael Johnson e se havia algum recorde que não era acessível aos actuais velocistas mundiais era a sua marca estratosférica nos 200m, 19,32s, um recorde que todos os especialistas apontavam como impossível de bater nos próximos anos. Esta marca e este atleta estabeleciam a fronteira entre o humano e o sobrenatural. Lightning Bolt escolheu o lado mais difícil da fronteira: o sobrenatural.
Em menos de uma semana, enviou o atletismo para uma época de ficção, para o infinito e mais além.
Com apenas 21 anos, o atleta jamaicano tornou-se duplo campeão olímpico e duplo recordista mundial nos 100 e 200m. Para valorizar o desempenho de Bolt, basta lembrar que o último atleta que conseguiu a "dobradinha" olímpica foi Carl Lewis, em 1984 nos Jogos de Los Angeles, sem lograr, no entanto, bater os recordes mundiais.
Ontem fazendo equipa com Nesta Carter, Michael Frater e Asafa Powell, a Jamaica bateu o recorde mundial da estafeta 4x100 metros, ao fazerem a corrida em 37,10s batendo o recorde de 37,40, que pertencia a um quarteto dos Estados Unidos desde os Jogos Olímpicos de Barcelona de 1992.
Usain Bolt é a grande figura dos Jogos Olímpicos de Pequim, face às três medalhas de ouro com outros tantos sensacionais recordes mundiais, a par do nadador norte-americano Michael Phelps, que arrebatou oito medalhas de ouro.

Sem comentários: