segunda-feira, agosto 18, 2008

Vanessa de Prata


Vanessa Fernandes sagrou-se hoje vice-campeã olímpica de triatlo, conquistando a primeira medalha para Portugal em Pequim 2008, numa prova em que perdeu apenas para a rival e imparável australiana Emma Snowsill, que terminou a prova com o tempo de 1:58.27 horas, menos um minuto e seis segundos que a portuguesa.
A triatleta portuguesa, chegou aos Jogos Olímpicos de Pequim como líder do ranking olímpico, pentacampeã europeia, e recordista de vitórias consecutivas (vinte) na Taça do Mundo de Triatlo, juntando ainda o título de campeã mundial em 2007 e vencedora das três ultimas Taças do Mundo, um currículo de peso que a tornavam uma das principais favoritas à vitória final.
Mas, ao contrário do que aconteceu com outros atletas portugueses, Vanessa Fernandes preferiu confirmar em prova esse estatuto de favorita em vez de prometer mundos e fundos.
Não prometeu nada e sai com a medalha de prata dos Jogos Olímpicos de Pequim, a primeira medalha nestes Jogos para Portugal.

Com este resultado, Portugal conquistou, finalmente, a primeira medalha, mas só por milagre cumprirá o objectivo de quatro medalhas com que o Comité Olímpico de Portugal sonhava.
Nos 1,5 quilómetros da natação, Vanessa saiu no nono lugar, a escassos quatro segundos da norte-americana Laura Bennett (20.19 minutos), uma das favoritas ao triunfo final.
Cerca de 40 atletas saíram da água a menos de 10 segundos da líder, mas o pelotão cedo começou a perder elementos, também por acção da portuguesa.
Com efeito, no arranque para os 40 km de ciclismo, com seis voltas a um circuito de 6,6 km, Vanessa cedo se "mostrou", encabeçando o grupo no ataque à primeira subida, de elevado grau de dificuldade, que começou a fazer os primeiros estragos.
A triatleta nacional mantinha-se sempre na cabeça do grupo de 22 elementos, junto a todas as favoritas, entrando no atletismo em 11º, a seis segundos da neozelandesa Andrea Hewitt.
Quem não perdeu tempo e passou à ofensiva foi a tricampeã mundial Emma Snowsill, que rapidamente ganhou distancia: ao fim da primeira de quatro voltas já se cifrava em 15 segundos para Vanessa Fernandes, que tinha à perna a norte-americana Laura Bennet e Andrea Hewitt.
Lá na frente Emma Snowsill revelava-se imparável e ganhava cada vez mais terreno rumo à medalha de ouro, enquanto Vanessa Fernandes controlava Emma Moffat.
Na classificação final, a australiana Emma Snowsill, medalha de ouro, terminou os três percursos da prova em 1h58m27,66s, Vanessa Fernandes, medalha de prata, com o tempo de 1h59m34,63s e Emma Moffat, medalha de bronze, com o tempo de 1h59m55,84.

Sem comentários: