segunda-feira, agosto 08, 2005

Morreu Ibrahim Ferrer


O cantor cubano Ibrahim Ferrer, um dos membros mais famosos do mítico grupo musical Buena Vista Social Club, morreu ontem aos 78 anos de idade, em Havana, anunciou a sua mulher, Caridad Diaz, à AFP. Ibrahim Ferrer morreu às 23h20 de Lisboa, no centro de investigações médico-cirúrgicas de Havana, onde estava internado há alguns dias por sofrer sintomas de uma gastroenterite, depois de um mês de “tournée” pela Europa. O artista tinha regressado da Europa, onde promoveu o seu último trabalho, "Mi sueno. A bolero songbook", uma colecção de boleros antigos com os quais Ferrer se distanciou do tradicional som cubano.Com este novo álbum, o cantor confessou em Barcelona, há poucos dias, que "tornou-se realidade um velho sonho".
Nascido em 1927 em San Luis, perto de Santiago, Ibrahim Ferrer ficou órfão aos 12 anos, altura em que começou a fazer pequenos trabalhos, para ganhar o sustento. A música depressa surgiu na sua vida, , começou a cantar muito jovem em Santiago de Cuba, e em 1955 teve um êxito com o disco "el Plantanar de Bartolo" com a orquestra mais popular daquela cidade, a Chepín-Chóven.Dois anos depois mudou-se para Havana onde trabalhou com a orquestra Ritmo Oriental e Benny More. Juntou-se ao grupo de Pacho Alonso Y Los Bocucos com o qual se manteve até 1991, quando decidiu retirar-se da música, dizendo-se "desencantado". Regressou com o projecto Buena Vista Social Club, com os seus companheiros Compay Segundo (que morreu em Julho de 2003), Ruben Gonzalez (morreu em Dezembro de 2003), Eliades Ochoa e Omara Portuondo, graças ao filme Buena Vista Social Club, do cineasta Wim Wenders, depois do lançamento do álbum com o mesmo nome, produzido pelo norte-americano Ry Cooder. Foi transformado numa estrela quando o disco do grupo ganhou um prémio Grammy, após o que passou os últimos anos a viajar por todo o mundo com a banda que integra o trompetista Guajiro Mirabal ou o baixista Cachaito.

Depois do sucesso do filme, Ibrahim Ferrer lançou dois álbuns a solo: “Buena Vista Social Club presents Ibrahim Ferrer” e “Buenos Hermanos".
Nos últimos anos, Ibrahim Ferrer acumulou vários prémios e vários discos de ouro.

Sem comentários: