segunda-feira, agosto 15, 2005

Woodstock


O ano de 1969 foi marcado pelo festival Woodstock o maior de todos os festivais de rock, realizado no fim-de-semana de 15 a 17 de Agosto, em Bethel, Nova York. O evento chamava-se Woodstock Music & Art Fair, com o sub-título "Primeira Exposiçao Aquariana".
O slogan "três dias de paz e música" logo foi modificado para "três dias de paz e amor". O valor do ingresso para o fim-de-semana era 18 dólares, mas a maior parte do público invadiu o local derrubando as cercas.
A Feira de Arte e Música de Woodstock, em 1969, trouxe mais de 450.000 pessoas para um pasto no Condado de Sullivan.
Durante quatro dias, o local tornou-se uma nação da contra-cultura, nunca a expressão sexo, drogas e rock & roll foi usada tão apropriadamente. Os organizadores do Woodstock foram quatro jovens, John Roberts, Joel Rosenman, Artie Kornfeld e Michael Lang, até hoje não chegaram a acordo de quem teve a ideia original de realizar o concerto, de todas as maneiras deveriam estar imbuídos no mesmo espírito de Kornfeld, quando afirma “O Woodstock não era uma questão de construir palcos, assinar contractos ou vender bilhetes.
O festival era para ser um estado de espírito, um acontecimento que tornaria uma geração num exemplo”.
A música começou na tarde de 15 de Agosto, sexta-feira, às 17:07h,com a actuação de Richie Heavens e continuou até a metade da manhã do dia 18 de Agosto, segunda -feira, com a actuação de Jimi Hendrix.
A música brotou 3 dias quase sem parar para mais de 450 000 jovens, com um conjunto de artistas que formavam um verdadeiro "Quem é Quem do rock".
No encerramento do festival, segunda-feira, dia 18 de Agosto, sob um imenso sol alaranjado, Jimi Hendrix sobe ao palco, brindando aqueles que ainda não tinham ido embora do local, com sua interpretação do hino nacional dos EUA, "The Star Spangled Banner" arrancando da sua guitarra explosões de bombas, granadas, rajadas de metralhadoras e roncos de helicópteros, numa clara alusão à guerra do Vietname.
Aqueles que tiveram o privilégio de ver e ouvir Jimi Hendrix, saíram do festival sentindo-se ungidos de santidade.

Sem comentários: