Neil Alden Armstrong faz hoje setenta e cinco anos. Nasceu em 5 de Agosto de 1930,na fazenda de seus avós, próximo a Wapakoneta, Ohio, filho de Stephen e Viola Armstrong. Como seu pai era auditor do estado de Ohio, Armstrong mudava constantemente, tendo morado em várias cidades, incluindo Warren, Jefferson, Ravenna, St. Marys, e Upper Sandusky, antes que a família se estabelecesse em Wapakoneta.
Armstrong começou a ter interesse pela aviação a partir dos 2 anos de idade, quando seu pai o levou ao “the National Air Races” em Cleveland, Ohio. O seu interesse intensificou-se quando aos 6 anos, voou pela primeira vez num Ford Tri-Motor, “Tin Goose,” em Warren, Ohio. Desde então, o seu interesse por aviação intensificou-se.Com 15 anos, Armstrong começou a ter aulas de voo no aeroporto do norte de Wapakoneta e com 16 anos começou a estudar para fazer os teste para tirar a licença de piloto, formando-se na escola Blume High School in Wapakoneta em 1947.Depois do liceu Armstrong foi chamado pela Marinha, tornando-se piloto de aviões. Em 1950 foi mandado para a Coreia onde, combateu em 18 missões aéreas, fazia parte do porta-aviões” U.S.S. Essex.”
Saiu da marinha em 1952, e logo após integrou a “the National Advisory Committee for Aeronautics (NACA) “. Nos 17 anos seguintes, trabalhou como engenheiro, piloto de testes, astronauta e administrador. No meio da década de 50, Armstrong foi transferido para o Centro de Pesquisas de voo da NASA, na base aérea de Edwards, Califórnia, onde se tornou piloto de pesquisas para a Estação de voo em alta velocidade da NACA, também na base aérea de Edwards, onde foi percusor de pesquisas aeronáuticas e piloto de pioneiros veículos de alta-velocidade. Testou 200 diferentes veículos, incluindo jactos, foguetes e helicópteros. Entretanto foi um dos seleccionados para voar no prestigioso programa “X-15”, voando nesse avião a mais de 85.000 metros de altitude, e a mais de 6.400 km por hora.Neil Armstrong chegou ao patamar de astronauta em 1962.
Foi transferido para El Lago, Texas, próximo do “Houston’s Manned Spacecraft Center”, onde começou a treinar para ser astronauta. Durante anos, Armstrong treinou de forma intensiva para chegar à Lua antes do final da década, como prometera Kennedy. Em 16 Março de 1966, realizou a sua primeira missão espacial, como piloto da Gemini VIII, juntamente com David Scott.Foi o comandante da Apollo 11, e ficou conhecido por ser o primeiro homem a pisar o solo lunar, juntamente com Edwin E. “Buzz” Aldrin.
Michael Collins foi piloto do módulo de comando, e ficou na órbita da Lua, esperando o regresso de Armstrong e Aldrin. No dia 20 Julho de 1969, às 10:56 da noite, horário do Leste Americano, Neil Armstrong pisou a Lua e disse a celebre frase, “That’s one small step for a man, one giant leap for mankind.”. Ele e Aldrin ficaram duas horas e meia na Lua, recolhendo pedras e amostras do solo lunar, fazendo experiências, e tirando fotografias. No dia de 24 Julho de 1969, os três astronautas desceram no oceano Pacífico e foram resgatados pelo “U.S.S. Hornet”.
Depois de sair da NASA em 1971, Neil Armstrong tornou-se professor de engenharia aeroespacial na Universidade de Cincinnati, Ohio, até 1979.Durante os anos de 1982-1992, Armstrong trabalhou como técnico de tecnologias de informação para a empresa Aviation, Inc., em Charlottesville, Virgínia.
Actualmente, Neil Armstrong está aposentado, e vive na sua fazendo em Ohio.
Sem comentários:
Enviar um comentário