quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Abu Ghraib


Novas imagens do abuso de prisioneiros iraquianos por soldados americanos na prisão de Abu Ghraib, no Iraque, foram exibidas nesta quarta-feira pela rede de TV pública da Austrália SBS. As fotografias indicam que a tortura e abusos teriam sido ainda piores do que aquilo que já se sabia. As fotos mostram um preso coberto do que parece ser excrementos, outro preso com um corte na garganta e uma suposta sala de interrogatórios banhada de sangue.
“Estas são as fotografias que o governo americano não quer que você veja”, disse o apresentador da TV australiana antes de exibi-las.
Algumas das novas fotos trazem ângulos diferentes das fotos já famosas em todo o mundo, como a de um homem encapuzado com fios amarrados aos dedos, presos nus obrigados a empilhar-se uns sobre os outros e presos a ser ameaçados com cães.
De acordo com a emissora australiana, as novas imagens já haviam sido exibidas em sessões reservadas a membros do Congresso americano.
As imagens fazem parte de um total de mais de 100 fotos e quatro vídeos que foram confiscados a militares em Abu Ghraib e entregues à Divisão de Investigações Criminais do Exército americano.
De acordo com a televisão australiana, estas imagens são motivo de uma disputa judicial nos Estados Unidos, onde o governo americano se esforça para evitar que a imprensa tenha acesso a publicá-las.
A direcção de informação da estação televisiva australiana justificou a transmissão das fotografias e dos vídeos afirmando que eles revelam a verdadeira dimensão dos maus tratos.

Sem comentários: