O filme “Capote” é um ensaio biográfico sobre uma parte da vida de Truman Capote, mais precisamente, as peripécias porque passou o escritor, para fazer o relato do quádruplo homicídio de uma família do Kansas em 1959, que daria origem ao género de romance documental, com o seu livro “A Sangue Frio”.
Em 15 de Novembro de 1959, o escritor Truman Capote (Philip Seymour Hoffman, que excelente interpretação deste actor!) lê um artigo no New York Times que descreve o homicídio de quatro membros de uma abastada família do Kansas: a família Clutter. Capote pensa que esta é a oportunidade de provar a sua teoria, de que a realidade pode ser tão emocionante como a ficção e convence a revista New Yorker a dar-lhe o caso. Viaja para o Kansas e a acompanhá-lo vai Harper Lee (Catherine Keener), sua amiga desde a infância no Alabama e que irá vencer o Prémio Pulitzer e alcançar a fama com o livro "Por Favor Não Matem a Cotovia".
No Kansas a sua estranha forma de vestir e a sua maneira de ser, dão origem a alguma hostilidade, mas acaba por ganhar a confiança do Agente Alvin Dewey, que é o chefe da polícia e líder da investigação. Pouco tempo depois os homicidas (Perry Smith (Clifton Collins Jr.) e Dick Hickock (Mark Pellegrino) são apanhados em Las Vegas e devolvidos ao Estado do Kansas para serem julgados. Acabam por ser condenados à morte. Capote trava conhecimento com eles e começa a fazer sucessivas visitas à prisão, para tomar conhecimentos de todos os pormenores da factídica noite de 14 de Novembro de 1959. À medida que os vai conhecendo, descobre que aquilo que inicialmente tinha sido pensado como um artigo de revista cresceu e deu lugar a um livro, um livro que poderia tornar-se um dos mais importantes na literatura moderna. O seu tema é agora tão profundo, como qualquer outro tratado, pelos grandes escritores americanos: é o choque entre duas Américas, o país seguro que os Clutter conheciam e o país desenraizado e amoral habitado pelos seus assassinos.
O filme está nomeado para cinco Oscar’s da Academia Cinematográfica de Hollywood: melhor filme, realizador (Bennett Miller), argumento (Dan Futterman), actor (Philip Seymour Hoffman) e actriz (Catherine Keener). A National Society of Film Critics, associação que reúne 45 dos mais destacados críticos de cinema norte-americanos, elegeu este filme, o Melhor Filme de 2005.
Ficha técnica:
Titulo:”Capote”
Título original: ”Capote”
Realização: Bennett Miller
Elenco: Phillip Seymour Hoffman, Catherine Keener, Clifton Collins,
Jr., Chris Cooper
Género: Biografia/Drama
Origem: Canada/EUA
Ano:2005
Duração: 98 minutos
Truman Streckfus Persons nasceu em Nova Orleães, a 30 de Setembro de 1924, filho de um vendedor e de uma adolescente de 16 anos. Os seus pais divorciaram-se quando Truman tinha quatro anos, pelo que passou a ser criado por familiares próximos, residentes em Monroeville, no estado de Alabama. Quando a sua mãe voltou a casar, Truman mudou-se para Nova Iorque, adoptando o apelido do padrasto. Aos 17 anos desistiu dos estudos e começou a trabalhar na revista The New Yorker, atraindo desde logo as atenções pela sua forma excêntrica de vestir.
Em 1949, Capote viajou para a Europa, onde escreveu ficção e não-ficção e argumentos para cinema e teatro.
Após ter alcançado cedo o sucesso como escritor de prosa brilhante nas histórias de Other Voices, Other Rooms (1948), que retratava uma relação homossexual, e no romance Boneca de Luxo (1958), já de regresso aos EUA, a carreira de Capote decaiu até que o sensacional «romance não ficcional» A Sangue Frio (1965) fez dele uma celebridade.
Entre as suas obras posteriores incluem-se Music for Chameleons (1980) e a obra publicada a título póstumo Answered Prayers (1986), um romance inacabado constituído por escandalosos boatos sobre colunáveis.
A sua bibliografia inclui:A Tree of Night and Other Stories (1949), Local Color (1950), The Grass Harp (1951), Beat the Devil (1954), The House of Flowers (1954), The Muses have Heard (1956), The Innocents (1961), Observations (1959), Selected Writings (1963), A Christmas Memory (1966), The Thanksgiving Visitor (1967), Among The Paths to Eden (1967), Laura (1968), House of Flowers (1968), Trilogy (1969), Experiment in Multimedia (1969), Behind Prison Walls (1972), The Glass House (1972), The Dogs Bark (1973), Crimewatch (1973), Then it all Came Down (1976), One Christmas (1982), Conversations With Capote (1985), Súplicas Atendidas (1986), um retrato dos vícios e da perversão dos intelectuais e artistas que Capote conhecera, A Capot Reader (1987) e Marilyn Monroe: Photographs 1945-1962 (1994).
O escritor faleceu em Los Angeles a 25 de Agosto de 1984, devido a problemas causados pelo consumo exagerado de álcool.
Sem comentários:
Enviar um comentário