quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Pinochet


O Tribunal de Apelação de Santiago confirmou hoje o processo contra o ex-ditador chileno Augusto Pinochet como co-autor do sequestro qualificado de três opositores no âmbito da Operação Colombo, anunciou o tribunal.
O tribunal, numa decisão adoptada por unanimidade, não aceitou o recurso da defesa, que alegava estar a saúde de Pinochet, de 90 anos, demasiado deteriorada para enfrentar um julgamento.Desta forma, os juízes confirmaram o processo contra o antigo general decidido a 05 de Dezembro pelo juiz Víctor Montiglio, quando os exames neurológicos, psiquiátricos e psicológicos realizados a Pinochet ditaram que está mentalmente apto para enfrentar julgamento.
A Operação Colombo foi uma montagem da polícia secreta da ditadura (1973-1990) para encobrir em 1975 o desaparecimento (morte) de 119 opositores do regime.No acórdão, os magistrados afirmam que a partir dos exames não se pode concluir que o militar não está em condições de comparecer em tribunal e lembram que o juiz Montiglio pôde interrogar Pinochet normalmente durante a fase de instrução do processo.Além disso, escrevem os juízes, depois do interrogatório, "existe a convicção" de que os sequestros dos militantes de esquerda Juan Carlos Perelman, Héctor Garay e Antonio Cabezas aconteceram realmente e que Pinochet teve neles participação.
Na versão oficial difundida pelos jornais controlados pelos militares, as autoridades anunciaram em Julho de 1975 a descoberta no Brasil e Argentina dos cadáveres de 119 membros do MIR (Movimento da Esquerda Revolucionária) e de outras organizações opositoras em consequência de disputas internas.O termo "desaparecido" continua a ser usado na América do Sul para definir as vítimas da ditadura cujos corpos nunca foram recuperados pelas famílias.
Pinochet é acusado na Operação Colombo, bem como por fraude fiscal num outro caso, que diz respeito às contas secretas no estrangeiro em seu nome e no dos seus familiares mais directos.No final de 2004, princípio de 2005, chegou a ser decretada a sua prisão domiciliária durante 49 dias, sendo libertado depois de pagar uma fiança de 20 mil dólares.Lusa.
Os homens de boa vontade de todo o Mundo, esperam há mais de uma década, pelo julgamento deste carniceiro. Vamos a aguardar, para ver, se é desta vez que a justiça chilena é cega.

Sem comentários: