quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Promover a Leitura


A Associação de Professores de Português (APP) convida professores e escolas, em Portugal e nas comunidades portuguesas no estrangeiro, a organizarem sessões de leitura nas aulas de português, no âmbito do projecto «Ler Consigo».
Nesta iniciativa, pessoas exteriores à escola - encarregados de educação, antigos alunos ou personalidades relevantes - são convidados para lerem um texto numa sala de aula, de 27 a 31 de Março próximo, «promovendo assim junto dos alunos, da escola e da sociedade a ideia de que ler é importante», explica a APP.

Segundo uma nota informativa da associação, este projecto deve proporcionar «aprendizagens eficazes» nos alunos e, na sociedade, o desenvolvimento de uma ideia favorável à leitura. «Muitos professores enviaram relatos que nos incitam a continuar este projecto», destaca a APP, apelando ainda a todos os professores de português para que desenvolvam esta acção educativa.
Em 2004, a primeira edição do «Ler Consigo» envolveu cerca de 350 turmas em 60 concelhos portugueses e nas escolas portuguesas de quatro países, «em centenas de leituras nas salas de aula e bibliotecas das escolas participantes», acrescenta a associação. No ano passado, os números foram semelhantes, «mas aumentaram no estrangeiro», destaca a APP.
Autarcas, vizinhos, empresários, encarregados de educação, militares, ministros, membros do clero, diplomatas, deputados e eurodeputados, antigos alunos e estudantes voltaram à escola para ler os textos que escolheram e para transmitir o gosto pela leitura.
Link: http://www.app.pt/lc/index.html.

Sem comentários: