domingo, fevereiro 03, 2008

PSICO


O filme Psycho (Psico, na versão portuguesa) de 1960, realizado pelo Mestre do Terror e do Suspense Alfred Hitchcok, é um dos filmes de terror mais famosos de sempre, e muito possivelmente o mais influente de toda a História.
Adaptado por Joseph Stefano, de um esquecido romance de Robert Bloch, que baseou a personagem Norman Bates, num serial-killer americano, Ed Gein.
O filme conta a história de Marion Crane, papel encarnado por Janet Leigh, uma bonita mulher que rouba 40 000 dólares do local do trabalho. Deixa então a cidade, com o desejo de passar a noite com o namorado, Sam Loomis (John Gavin), que é casado. Conduzindo a noite inteira à chuva, Marion pára finalmente num motel, onde o gerente é um rapaz jovem e simpático Norman Bates (Anthony Perkins). Num volte-face chocante que pôs o público com os cabelos arrepiados, Marion é apunhalada até à morte enquanto tomava um duche. A cena em que Marion Crane é esfaqueada no duche, é considerada uma das melhores cenas da história do cinema.
Depois do detective da companhia de seguros, incumbido do caso ser também morto, a irmã e o namorado de Marion, seguem o rasto da desaparecida até à casa da família Bates. Descobrem que o assassino é Norman Bates, um esquizofrénico homicida, que gosta de se vestir de mulher e que se transforma na mãe já falecida sempre que emergem sensações sexuais ou ameaçadoras.
Quando o filme estreou, a reacção do público ao filme foi estrondosa, com filas monumentais para a obtenção dos bilhetes. A “política especial” de Alfred Hitchcok, de não deixar ninguém entrar nas salas depois de passar o genérico de abertura, contribui em muito para estas filas e para publicitar o filme.


Origem: (EUA, Shamley, Alfred Hitchcock, 109 Min. Preto/Branco)
Idioma: Inglês
Data de estreia: 16 de Junho 1960
Realização:
Alfred Hitchcock
Produção: Alfred Hitchcock
Argumento: Joseph Stefano, adaptado do romance de Robert Bloch
Fotografia: John L. Russel
Música: Bernard Herrmann
Elenco: Anthony Perkins, Janet Leigh, Vera Miles, John Gavin, Martin Balsam, John McIntire, Lurene Tuttle, Simon Oakland, Frank Albertson, Patricia Hitchcock.

Sem comentários: