sábado, fevereiro 16, 2008

Óscares: Década de 90


A Academia reconhece finalmente a qualidade do trabalho de Steven Spielberg, galardoando-o com o Óscar de melhor realizador do ano com o filme A Lista de Schindler que retrata a Segunda Guerra Mundial e o Holocausto. O filme recebe sete Óscares da Academia incluindo o melhor filme do ano. A década começa com Jodie Foster a receber o seu segundo Óscar de melhor actriz no filme "O Silêncio dos Inocentes", filme que recebeu ainda o Óscar de melhor filme do ano, assim como o Óscar de melhor realizador do ano, para Jonathan Demme. Antohony Hopkins recebeu o Óscar de melhor actor do ano.
Nesta década o grande destaque como actor vai para Tom Hanks, que recebeu dois Óscares consecutivos, em 1993 por Filadélfia e em 1994 por Forrest Gump. O filme "Forrest Gump", de Robert Zemeckis, eleito o melhor filme do ano, tornou-se um símbolo de uma era. Em 1992 Clint Eastwood, recebe com o seu filme Unforgiven, o Óscar de melhor realizador do ano e o filme é considerado o melhor do ano.
Em 1995 Mel Gibson estreia-se na realização e o seu filme Braveheart, recebe 5 Óscares da Academia, incluindo o Óscar de melhor filme do ano e melhor raelizador.
Jack Nicholson recebe o seu segundo Óscar de melhor actor no filme Melhor é Impossível. Em 1997, Russel Crowe recebe o seu primeiro Óscar pelo filme O Gladiador. Em 1998 Steven Spielberg recebe o seu segundo Óscar pelo filme "O Resgate do Soldado Ryan".
Em 1997 a Academia atribui nada menos que 11 Óscares em treze nomeações ao filme "Titanic", de James Cameron, incluindo o Óscar de melhor filme do ano e de melhor realizador. As actrizes Júlia Roberts e Gwyneth Paltrow, recebem o Óscar de melhor actriz nos filmes, "Erin Brockovich", de 2000 e " Shakespeare in love", de 1998. Os actores Al Pacino e Nicolas Cage, nos filmes "Perfume de Mulher" e "Leaving in Las Vegas", recebem o Óscar de melhor actor pelos seus desempenhos.

Sem comentários: