quinta-feira, janeiro 06, 2005

Fim da Impunidade?


O Supremo Tribunal chileno reconsiderou a sua decisão de Julho de 2002 de não permitir o julgamento de Augusto Pinochet pelo seu papel no desaparecimento de mais de 3 mil opositores durante a ditadura militar, entre 1973 e 1990. A sentença obrigará o ditador a responder por nove crimes de rapto e por um outro de homicídio. Até que tal suceda, Pinochet vai ficar em prisão domiciliária.A decisão do Supremo chileno é definitiva.

10 comentários:

Unknown disse...

Fiquemos, então, eufóricos: YUHUUUUUUUUU! YUPIIII!

Anónimo disse...

Este filho da puta, há mais de dez anos que devia prestar contas à justiça chilena.Não era ficar em prisão domiciliária.

Pedro F. Ferreira disse...

Admiro actual justiça chilena. Admiro também os médicos chilenos que conseguiram fazer o que o comum dos mortais não faria... salvar a vida a um torcinário que assassinou massivamente o seu semelhante. Por mais medidas que se tomem, este é um dos casos em que a verdadeira justiça nunca será feita... infelizmente.
Um abraço.

Maria Papoila disse...

Só é pena esse Fdp já estar velho. Antes de ir a tribunal ainda morre, o que é uma pena... Mesmo assim, nada paga o sofrimento do povo Chileno.

Toze disse...

É vergonhoso ver a serenidade com que as justiças tratam estes Cabrões !!!

Finurias

Vítor de Sousa disse...

Parece esbatido de significado, do género "só agora". Mas tem um significado daqueles!

Francis disse...

Concordo contigo.
Mas há um problema; este julgamento vem muito tarde e jamais será feita uma justiça condigna.

mfc disse...

Tchim... tchim...
Até que enfim.

JOANA disse...

Ficamos contentes sim, mas ainda ontem ouvi nas notícias que por causa da sua idade, e estado de saúde, os juízes podem reconsiderar a pena a que estará sujeito... Sinceramente, não sei se também se os acusadores têem alguma força, será que é preciso tantos anos para descobrir?! Descobrindo á mais tempo atrás, ele não era "aliviado" da pena a que tem direito!!! Enfim... :/

gin disse...

É verdade que nada paga o sofrimento do povo chileno, mas faz-se alguma justiça. O que me parece mais importante neste caso de pinochet é abrir um precedente para todos os ditadores, i.e., é importante que eles saibam que depois de massacrarem os seus povos, é lá que serão obrigados a viver. Isto de os ditadores poderem fugir dos seus países e passearem-se pelo mundo a seu belo prazer é um verdadeiro escandalo. O facto de pinochet ter sido acusado num outro país que não o chile é um facto que deveria ser estendido a outros ditadores. Na verdade, acho que o mesmo deveria ser feito em todo o mundo em relação aos dirigentes que fazem a guerra no iraque ...