segunda-feira, janeiro 03, 2005

Para Reflectir. Que Dia...

No livro "Breve História de Quase Tudo" diz Bill Bryson,
"... Se imaginássemos a história da Terra , com os seus 4500 milhões de anos comprimidos num dia normal de 24 horas, a vida começaria muito cedo, por volta das quatro da madrugada, com o aparecimento dos primeiros organismos unicelulares simples, mas depois não avança mais durante as 16 horas seguintes.
Só quase às 20h30, depois de terem passado cinco sextos do dia, é que o planeta tem alguma coisa concreta para mostrar ao universo, uma fina camada de irrequietos micróbios. Depois, finalmente,aparecem as primeiras plantas marinhas, seguidas, 20 minutos mais tarde, das primeiras alforrecas e da enigmática fauna ediacarana... Às 21h04 entram em cena os trilobites... Pouco tempo depois, a menos de duas horas do fim do dia, surgem os primeiros seres terrestres.
Graças a uns dez minutos de clima ameno, às 22h24 a Terra está coberta das grandes florestas carboníferas cujos resíduos nos fornecem todo o nosso carvão e manifestam-se os primeiros insectos voadores. Os dinossauros aparecem em cena, caminhando pesadamente, pouco antes das 23h00 e aguentam o balanço durante três quartos de hora. Aos 21 minutos para a meia-noite desaparecem, e começa a era dos mamíferos. Os humanos surgem um minuto e 17 segundos antes da meia-noite. Nesta escala, a totalidade da nossa existência registada não seria mais do que alguns segundos, e a duração de uma única vida humana apenas um instante..."


Conclusão nem tempo tinha para começar a dedilhar este post.


1 comentário:

zero disse...

donde se conclui que os tais unicelulares simples são uma boa merda no que diz respeito à produtividade ... lusitanos com toda a certeza
por outro lado se a vida é um instante porquê ser produtivo ?
ah! mas isto já é pergunta de alforreca ...