segunda-feira, janeiro 24, 2005

Winston Churchill


Winston Churchill morreu à 40 anos.

Winston Spencer Churchill, nasceu a 30 de Novembro de 1874, no palácio de Blenheim, residência da família Marlborough. Entrou para a Escola militar de Sandhurst e em 1894 com 19 anos de idade tornou-se cadete de cavalaria, servindo na Índia e Sudão como segundo-tenente.Repórter na África do Sul durante a Guerra dos Boers, é feito prisioneiro mas consegue evadir-se.Deputado conservador, entra na Câmara dos Comuns em 1900.
Ministro da Marinha em 1911, é sucessivamente ministro do Armamento de Guerra, das Colónias e das Finanças, abandonando o Governo em 1929.
Nos anos seguintes, a sua voz eleva-se frequentemente para denunciar a ameaça crescente do poderio hitleriano.
Novamente ministro da Marinha durante a II Guerra Mundial, é nomeado primeiro-ministro em 1940.Não toma apenas a direcção do seu Governo, mas também a pesada responsabilidade de impedir a queda do seu país e da Europa.Envia reforços para Malta,Gibraltar,Egipto,Grécia, enquanto luta vitoriosamente contra a ofensiva aérea alemã.
" A vitória a todo custo" foi o seu lema.Apoia De Gaulle, aproxima-se dos EUA e, depois da invasão da Rússia, estabelece com Roosevelt o plano de desembarque na Normandia em 1944.
Seguem-se as conferências de Ialta e Potsdam.A ele se deve a designação de "cortina de ferro", aplicada aos países do Leste, satélites da URSS.
Vencido nas eleições, dois meses depois de terminada a guerra, abandona o governo, escrevendo as suas Memórias, que saõ distinguidas com o Prémio Nobel da Literatura em 1953.
De 1951 a 1953 foi uma vez mais primeiro-ministro, com o regresso dos conservadores ao poder.
A partir de 1954 dedica-se exclusivamente à literatura, pintura, conferências. Morre em Londres no dia 24 de Janeiro de 1965.
Para saber mais sobre a vida e obra de Winston Churchill, saiu recentemente em Portugal a "Biografia de Winston Churchill" de Sir Martin Gilbert, da Bertrand Editora.

8 comentários:

Anónimo disse...

Era assim de um político que Portugal precisava, nesta conjectura actual.

Mushu disse...

Morreu quando eu nasci. Serei a reencarnação? He he he he

Francis disse...

Sem dúvida, um grande homem. Ao compará-lo com o quadro politico nacional dá-me vontade de rir.

Anónimo disse...

E sempre bom lembrar, que já exitiram no mundo grandes Senhores, boa AS.

Paco

Menina Marota disse...

Senhor Assessor Permanente do Ministério das Indústrias Lúdicas, se seguir as pisadas desse grande estadista, proponho-o para o próximo 1º. Ministro de Portugal...eheheh
Agora a sério: Grande Homem! E grande Estadista!
Jinhos :-)))
http://eternamentemenina.blogs.sapo.pt/

Toze disse...

E hoje é o que se vê !

Finurias

Anónimo disse...

Ainda ontem vi o filme que passou na televisão sobre a vida de Churchill.Que grande Homem, Cavalheiro e Político.A liderança actual do Mundo precisava de homens desta embergadura, ou da, de Roosevelt,Adenauer, ou Jean Manet.

Dulce

Anónimo disse...

Premio Nobel da Literatura, merecida, sobretudo pela sua obra « the second world war» excepcional, ou a obra que retrata a fuga que o tornou mundialmente conhecido «the Londres Ladysmith».

paco