quarta-feira, fevereiro 02, 2005

Perfil do Político Estúpido


O psicólogo Vítor J. Rodrigues, no seu livro " A Nova Ordem Estupidológica", traça o perfil do político estúpido elegível, para quem não conhece o livro, aqui fica a prosa.
Um político estúpido elegível:
"1. Estupidamente flexível, no sentido de ser capaz de mudar de ideias, orientações, colorações e declarações para se adaptar às vicissitudes da faena na arena política...
2. Estupidamente magnético, no sentido de poder atrair muitos votos independetemente do seu potencial para governar segundo os interesses da nação.
3.Estupidamente carismático, no sentido de ter uma imagem geradora de impacto e fácil de memorizar, capaz, por exemplo, de agitar e convencer os cidadãos independetemente da veracidade dos argumentos...
4.Esgrimista verbal estúpido, no sentido de ser muito capaz de usar as palavras e os argumentos como armas pontiagudas para vencer debates.Uma vez mais, a relação disto com a verdade ou a realidade não é importante devido aos direitos do político sobre elas.
5.Estupidamente bom vendedor, no sentido de saber relacionar-se com a clientela eleitoral e saber convencê-la a adquirir o seu produto (esta aquisição é paga em votos).
6.Estupidamente bom líder, no sentido de ser capaz de chefiar estúpidos encaminhando-os e motivando-os com base nos seus desejos, impulsos institivos, necessidades elementares e visões parcelares encurtadas..."
Felizmente que tudo isto é ficção, não têm absolutamente nada a ver com a realidade portuguesa.

11 comentários:

PF disse...

E depois eu é que sou violento na prosa...
Bom post.

Angela disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.
Angela disse...

Se ele nos visitasse com olhos de ver, não tinha escrito nada destas estupidezes.

hamy-pros-friends disse...

o que vale é que alguns vão perder estupidamente por serem realmente estúpidos!!

Maria Papoila disse...

Nada mesmo.

francis disse...

Estupidamente real!

Pedro disse...

Como diz o Markl, qualquer semelhança com a realidade é uma puta duma coincidência. Nós é que não somos estúpidos, votemos, nem que seja em branco!

Anónimo disse...

Realmente esta descrição do político estúpido, não têm nada a ver com o que os portugueses merecem. Mas têm tudo a ver com os actuais quadros políticos portugueses.
Vamos ficar estupidificados!

Anónimo disse...

A estupidez está difundida na política, em tal, que um indivíduo minimamente inteligente, têm dificuldade em compreender o que os políticos portugueses pretendem para o país. Ainda por cima, num período tão crucial para Portugal.

peciscas disse...

Pelos vistos, também há comentadores estúpidos, não é, amigo?

LS disse...

Oh Armando, mas que belo texto. Não tem nada (nadinha mesmo) a ver com a nossa realidade.
Muito bom
Um abraço